Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Penha, Maria Luísa Gomes | - |
dc.identifier.citation | PENHA, Maria Luísa Gomes. A escola e a reprodução dos papéis de gênero: possibilidades para superar desigualdades. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse texto tem por objetivo identificar as formas como as escolas reproduzem os papéis de
gênero entre os alunos e compreender e a importância de desenvolver essa temática no ambiente
escolar para superar as desigualdades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou
problematizar, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e suporte dos
dados gerados no momento de implementação do projeto de intervenção no estágio
supervisionado 2, como as escolas reafirmam as normativas de gênero e as explicações que
levam os profissionais da educação a refletirem esses estereótipos em sua prática. Além disso,
entendeu-se que a atuação do Serviço Social na política educacional torna-se relevante no
enfrentamento às desigualdades de gênero. Resultante desse contexto, é importante sistematizar
que as desigualdades de gênero estão relacionadas à estrutura da sociedade embasada no
patriarcado e no sistema capitalista que por meio de instituições propagam seus interesses,
possibilitando sua reprodução. Diante disso, identificou-se que a escola se constitui como uma
das instituições, que contribuem com o processo de perpetuação dos papéis de gênero, com a
finalidade de subsidiar as relações necessárias ao sistema. Por isso, destacamos que para
superação dessa lógica, é necessária a formação dos profissionais da educação e dos estudantes
na direção do debate crítico sobre a temática de gênero e suas desigualdades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - desigualdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e diversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patriarcado | pt_BR |
dc.title | A escola e a reprodução dos papéis de gênero : possibilidades para superar desigualdades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-21T21:58:17Z | - |
dc.date.available | 2020-10-21T21:58:17Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25769 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to identify the ways in which schools reproduce the gender roles and
understanding the importance of developing this subject matter in the school environment to
overcome inequalities. The study is a qualitative research that sought to analyze, by means of a
bibliographic survey, documentary research and support the data generated at the time of
implementation of the intervention project in the Stage Supervised 2, as how schools reinforce
gender norms and the explanations that leads education professionals to reflect these stereotypes
in their practice. Besides it was understood that the performance of the Social Service in the
educational policy becomes significant in the confronting gender inequalities. As a result of this
context, it is important to systematize that gender inequalities are related to the structure of
society based on the patriarchy and the capitalist system that, through institutions, propagate
their interests, making it possible to reproduce them. In face of this, it was noted that the school
is constituted by as one of the institutions that contribute to the process of perpetuating the
gender roles with the purpose is to subsidize the relationships necessary for the system.
Therefore, we highlight that in order to surpass this logic, it is necessary to train the education
professionals and students in the direction of the critical debate on the gender issue and
inequalities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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