Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silberstein, Emília Silveira | - |
dc.contributor.author | Justino, Lucas Rafael | - |
dc.identifier.citation | JUSTINO, Lucas Rafael. Tecendo diálogos entre as ficções científicas Stalker (1979) e Aniquilação (2018) a partir do pensamento peirceano. 2019. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia é dedicada a apreender como se configura a relação entre os filmes Stalker
(1979) e Aniquilação (2018), partindo do entendimento de que suas tramas portam algumas
semelhanças narrativas que nos levam a discursos e pensamentos similares. Para contribuir à
análise, trago Charles Sanders Peirce (1839–1914), filósofo e cientista estadunidense cuja
arquitetura de pensamento compreende a semiótica, o pragmaticismo e o sinequismo, entre
outros conceitos e doutrinas que valorizam o aspecto subjetivo do fazer ciência e da
construção de realidade. Peirce é a base para entender como se configuram as relações entre
os filmes dentro da ficção científica partindo da visão de Umberto Eco sobre o gênero. O que
segue é uma investigação ao imaginário que compõe os filmes a partir de seus diretores
autores, Andrei Tarkovsky e Alex Garland, entendendo como é característica do cinema a
potencialidade de criar e transformar realidades. Ainda, percebendo como os títulos são frutos
de sua localização espaço-temporal, construímos uma análise que compreende como cada
filme representa sua realidade a partir das perspectivas de John Deely, Stuart Hall, Donna
Haraway e Gilles Deleuze sobre modernidade e pós-modernidade, apoiados pela defesa que
Deely faz de Peirce como o filósofo que inaugurou a filosofia pós-moderna. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção científica americana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade | pt_BR |
dc.title | Tecendo diálogos entre as ficções científicas Stalker (1979) e Aniquilação (2018) a partir do pensamento peirceano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-21T17:14:07Z | - |
dc.date.available | 2020-10-21T17:14:07Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25759 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This undergraduate thesis is dedicated to apprehending how the relationship between the
movies Stalker (1979) and Annihilation (2018) is configured, starting from the understanding
that both plots bear some narrative similarities that lead us to similar discourses and thinking.
Contributing to the analysis, I bring Charles Sanders Peirce (1839–1914), an US born
philosopher and scientist whose architecture of thought comprises semiotics, pragmaticism,
and synechism, among other concepts and doctrines that value the subjective aspect of doing
science and constructing reality. Peirce is the basis for understanding how the relation
between the films are configured within science fiction, based on Umberto Eco's view of the
genre. What follows is an investigation into the imaginary that composes the films from its
authors, Andrei Tarkovsky and Alex Garland, grasping how characteristic of cinema is the
potentiality of creating and transforming realities. Still, realizing the way the films are a result
of their spatiotemporal location, we built an analysis that comprehends how each film stands
for its reality, supported by the perspectives of John Deely, Stuart Hall, Donna Haraway and
Gilles Deleuze about modernity and post-modernity, backed by the defense Deely sustains of
Peirce being the philosopher who inaugurated postmodern philosophy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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