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Título: Os desafios na prática profissional do/a assistente social na medida socioeducativa de semiliberdade do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Karoline Marques da
Orientador(es): Barroso, Hayeska Costa
Assunto: Serviço social com crianças
Serviço social com adolescentes
Medidas socioeducativas
Assistentes sociais - prática profissional
Data de apresentação: 13-Dez-2018
Data de publicação: 20-Out-2020
Referência: SILVA, Karoline Marques da. Os desafios na prática profissional do/a assistente social na medida socioeducativa de semiliberdade do Distrito Federal. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho traz uma análise em torno das práticas profissionais de Assistentes Sociais que estão inseridos na execução da medida socioeducativa de semiliberdade. Tendo como objetivo geral, identificar e compreender os desafios enfrentados pelo Serviço Social na execução das ações socioeducativas na Medida Socioeducativa de Semiliberdade no Distrito Federal, e por objetivos específicos o de compreender a legislação e as diretrizes da Política de Atendimento Socioeducativo; identificar e analisar criticamente a literatura que trata da defesa de direitos da criança e adolescente em cumprimento de medida socioeducativa; identificar desafios profissionais do Serviço Social na execução de proteção integral de crianças e adolescentes em cumprimento de medidas. A realização de tal análise é pautada na Política de Socioeducação (2012), que coloca em questão o modelo de gestão do sistema socioeducativo do Distrito Federal, que impossibilita a consolidação da dupla face das medidas socioeducativas, educação e responsabilização, conforme preconizado no SINASE, e com as legislações nacionais e internacionais, tratam adolescentes autores de atos infracionais como sujeito de direitos e sujeito peculiar em desenvolvimento. O presente trabalho tem como método de análise, o materialismo histórico dialético, com pesquisa de caráter exploratório, utilização de abordagem de pesquisa qualitativa e uso de técnicas de pesquisa que traz a análise de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas realizadas com Assistentes Sociais de duas unidades de semiliberdade do Distrito Federal, em que relatam os desafios na prática profissional que os/as impedem de promover e defender os direitos desses adolescentes. Assim, foi perceptível que a realidade institucional do Distrito Federal não corresponde às determinações legais e, ao mesmo tempo, há impasses com os parâmetros legais da profissão, como: sobrecarga do trabalho, quebra de sigilo profissional, entre outros.
Abstract: This paper presents an analysis about the professional tasks of social workers that are inserted in the execution of the socio-educational measure of semi- freedom. The objective of the social society actions are currently needed to the social society, in which the socially assisted social assistance is the decision of the social aid of Societieseducative; and the evaluation of literature for clinical aid and teenager in compliance of compass socioeducative; the social students in the service of protective. An analysis is made in the Socioeducation Policy (2012), which questions the socioeducational management model of the Federal District, which makes it impossible to consolidate the socio-educational, education and accountability side, as recommended by SINASE, and the legislations national and international, workers who are authors of infractions as the subject of rights and peculiar subject in development. The present work has as a method of analysis, dialectical historical materialism, with exploratory research, the use of the qualitative research approach and the use of research techniques that brings a bibliographic, documentary and curricular analysis to the interview with social workers of semi-freedom of the Federal District, regarding challenges in professional management that prevent them from promoting and defending the rights of adolescents. Thus, it was noticeable that an institutional reality of the Federal District is not one of the most legal and, at the same time, more impassible with the legal practices of the profession, such as: overload of work, breach of professional secrecy, among others.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciiências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
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