Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Valquíria Soares | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Valquíria Soares. O direito à educação infantil: o atendimento das crianças de 4 e 5 anos em escolas do Recanto das Emas. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma breve pesquisa sobre a oferta de educação infantil no
Recanto das Emas. A partir da compreensão da educação como direito do indivíduo
conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, o estudo busca analisar se a
educação infantil vem sendo ofertada com o mínimo de qualidade, a fim de termos uma
sociedade menos desigual. Recanto das Emas foi a região administrativa do Distrito
Federal escolhida para este estudo pela ausência de pesquisas focadas neste tema. O
período considerado pelo estudo é de 2013 a 2017, entre a alteração na Lei de Diretrizes
e Bases da Educação que garante educação básica obrigatória e gratuita a partir dos 4
anos de idade, e o prazo limite para universalização da pré-escola de acordo com a
primeira meta do Plano Nacional de Educação. As técnicas de pesquisa utilizadas foram
fundamentalmente a consulta bibliográfica e a análise documental. Adicionalmente,
perante a falta de informação detalhada, foram procurados dados empíricos junto a
interlocutores estratégicos nos locais onde a educação infantil é ofertada na região
administrativa mencionada. Verificou-se que, embora constatada a existência da oferta
da educação infantil, a mesma não é suficiente para atender com qualidade esse direito.
A criança pequena necessita de serviços de qualidade para que possa se desenvolver
integralmente, conforme apontado pelos estudos teóricos consultados sobre o assunto.
Assim, para atingir um patamar almejado de qualidade socialmente referenciada, estaria
faltando escolas de Educação Infantil que ofertem pré-escola e que possuam uma
estrutura mínima para atender suas particularidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.title | O direito à educação infantil : o atendimento das crianças de 4 e 5 anos em escolas do Recanto das Emas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T17:54:40Z | - |
dc.date.available | 2020-10-20T17:54:40Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25743 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work proposes a brief research on the offer of early childhood education in
Recanto das Emas. From the understanding of education as an individual right as
established in the Federal Constitution of 1988, the study seeks to analyze whether child
education has been offered with the minimum quality, in order to have a less unequal
society. Recanto das Emas was the administrative district of the Federal District chosen
for this study due to the lack of research focused on this theme. The period considered by
the study is from 2013 to 2017, between the amendment to the Law of Guidelines and
Bases of Education that guarantees compulsory basic education free from the age of 4 and the deadline for universalization of the preschool according to the first goal of the
National Education Plan. The research techniques used were mainly the bibliographical
consultation and the documentary analysis. In addition, in the absence of detailed
information, empirical data were sought from the strategic partners in the places where
child education is offered in the mentioned administrative region. It was found that,
although the existence of the provision of early childhood education was verified, it is not
sufficient to meet this right with quality. The young child needs quality services so that it
can develop fully, as pointed out by the theoretical studies consulted on the subject. Thus,
in order to reach a desired level of socially referenced quality, there would be a lack of
pre-school education schools that have a minimum structure to attend to their
particularities. | pt_BR |
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