Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CamilaRodriguesOliveira_tcc.pdf589,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência contra a mulher : estupro e a luta pelo direito ao aborto previsto em lei
Autor(es): Oliveira, Camila Rodrigues
Orientador(es): Alves, Maria Elaene Rodrigues
Assunto: Feminicídio
Violência sexual
Violência contra as mulheres
Estupro
Feminismo
Aborto - legislação
Movimento feminista
Data de apresentação: 20-Ago-2019
Data de publicação: 20-Out-2020
Referência: OLIVEIRA, Camila Rodrigues. Violênciacontra a mulher: estupro e a luta pelo direito ao aborto previsto em lei. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral identificar como a lei que permite o aborto em casos de estupro alcança as mulheres que sofreram esse tipo de violência. Os objetivos específicos são: analisar a importância dos movimentos feministas na luta pelos direitos das mulheres; conceituar a violência contra a mulher, com ênfase na violência sexual; e identificar o aborto legal como um dos direitos das mulheres que engravidaram em decorrência de estupro. A metodologia adotada foi pesquisa de natureza documental e bibliográfica, utilizando-se de fontes secundárias. Por meio de levantamento bibliográfico na base de dados da Biblioteca Central dos Estudantes - BCE da Universidade de Brasília, Banco de Teses & Dissertações da CAPES e artigos da Scientific Electronic Library Online - SciELO, além das Legislações e informações adquiridas em fontes documentais, cartilhas e reportagens. Os resultados serão apresentados de forma qualitativa. As contribuições se referem ao processo de investigação sobre o direito de interromper a gestação nos casos de estupro, apresentando as Normas Técnicas e Legislações em vigor que garantem o atendimento humanizado às mulheres nos serviços de saúde, sem a necessidade de apresentar Boletim de Ocorrência nem laudos periciais do Instituto Médico Legal-IML.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.