Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JosimarCristinaGuimaraesCardoso_tcc.pdf586,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A reforma trabalhista brasileira e suas implicações para a classe trabalhadora
Autor(es): Cardoso, Josimar Cristina Guimarães
Orientador(es): Pereira, Camila Potyara
Assunto: Trabalhadores
Direitos dos trabalhadores
Reforma previdenciária
Reforma trabalhista
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 20-Out-2020
Referência: CARDOSO, Josimar Cristina Guimarães. A reforma trabalhista brasileira e suas implicações para a classe trabalhadora. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho se propõe a fazer uma análise do projeto de Lei n° 13.467/2017 que subsidiou a Reforma Trabalhista no Brasil, e apresentar suas implicações para a classe trabalhadora brasileira diante do retrocesso nos direitos trabalhistas, ocorrida com a retirada das regras de proteção conquistadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tendo como objetivo geral compreender as suas consequências na perspectiva da expansão da flexibilização e da terceirização, que cooperam diretamente para o aumento da precarização e pauperização das relações e condições de trabalho. A pesquisa traz ainda o papel e a importância do trabalho para o indivíduo inserido na sociedade capitalista, e ainda a gênese da "nova direita" no país, sendo considerada o gatilho para as mudanças de governo, num contexto histórico em que o país sofreu o segundo processo de impeachment desde a redemocratização, sendo o último considerado um golpe para a classe trabalhadora. A presidente que ocupava o cargo fazia parte do Partido dos Trabalhadores (PT) que até então defendiam e lutavam pelos direitos da classe trabalhadora, que antes era estigmatizada e sempre vista como uma ameaça à ordem social. Diante do exposto, verifica-se que a Reforma Trabalhista é responsável pelo desmonte dos direitos do trabalhador, por julgar que as mudanças que foram realizadas beneficiam apenas aos patrões e aos interesses do capital, causando impacto no processo de adoecimento físico e mental da classe trabalhadora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciiências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.