Título: | O papel da escolarização no processo de ressocialização dos alunos em medida socioeducativa |
Autor(es): | Santos, Wagner Elias Pinheiro dos |
Orientador(es): | Andrade, Priscilla Maia de |
Assunto: | Medidas socioeducativas Crianças e adolescentes Educação Escolarização |
Data de apresentação: | 20-Set-2019 |
Data de publicação: | 18-Out-2020 |
Referência: | SANTOS, Wagner Elias Pinheiro dos. O papel da escolarização no processo de ressocialização dos alunos em medida socioeducativa. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Historicamente as normativas voltadas para as crianças e adolescentes buscavam
individualizar, culpabilizar e punir adolescentes, jovens e até crianças que cometessem
crimes, com um forte predomínio da criminalização da pobreza. Com o fim da ditadura
militar e com a redemocratização do país, as normatizações avançaram no entendimento de
que outros fatores eram determinantes do ato infracional infanto-juvenil, como por exemplo, a
desigual distribuição de renda e a ausência de políticas e serviços de proteção a esse público.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, nesse contexto, foi um grande avanço, ao reconhecer
tais segmentos populacionais como sujeitos de direitos, devendo serem respeitados pela sua
condição peculiar de pessoas em desenvolvimento. Tal norma ainda compreende o
fundamental papel da escola para possibilitar a “ressocialização” dos adolescentes e jovens
que cometeram algum ato infracional. Nesse sentido, o presente trabalho busca investigar se
o processo de escolarização tem servido como elemento impulsionador ao processo de
ressocialização. Trata-se de pesquisa qualitativa, que adotou como procedimento
metodológico a análise documental, tendo com o objetivo geral analisar o papel das escolas
do Distrito Federal no processo de “ressocialização” dos adolescentes, a partir do estabelecido
pelas normatizações sobre educação e medidas socioeducativas em meio aberto. |
Abstract: | Historically, the laws that included rules for children and adolescents sought to individualize,
blame and punish adolescents, young people and even children who committed crimes, all
based on a strong predominance of the criminalization of poverty. With the end of the military
dictatorship and the new democratization of the country, the legislation advanced in the
understanding that other factors were determinant of the juvenile offense, such as the unequal
distribution of income and the absence of policies and services to protect this audience. The
Statute of the Child and Adolescent, in this context, was a great advance, because it
recognized such population segments as subjects of rights, that should be respected for their
peculiar condition as developing people. This norm still includes the fundamental role of the
school to enable the “resocialization” of adolescents and young people who committed an
infraction. In this sense, the present work seeks to investigate whether the schooling process
has been serving as a driving force for the resocialization process. This is a qualitative
research, which adopted as a methodological procedure the documentary analysis, with the
general objective of analyzing the role of the schools of the Federal District in the process of
“resocialization” of adolescents, based on the norms and legislation established on education
and open social education measures in schools. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Serviço Social
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