Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TayaraLaiseCarneiroAraujo_tcc.pdf540,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As condições contemporâneas da vida social como possíveis desencadeadoras de adoecimento mental em alunos/as do Curso de Serviço Social da Universidade de Brasília
Autor(es): Araújo, Tayara Laíse Carneiro
Orientador(es): Peixoto, Valdenízia Bento
Assunto: Estudantes universitários - saúde
Saúde mental
Universidade de Brasília (UnB) - Serviço Social
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 18-Out-2020
Referência: ARAÚJO, Tayara Laíse Carneiro. As condições contemporâneas da vida social como possíveis desencadeadoras de adoecimento mental em alunos/as do Curso de Serviço Social da Universidade de Brasília. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O termo saúde, até o século XIX, era entendido como a ausência de doenças físicas, através de um olhar totalmente biomédico, principalmente pelos trabalhos dos bacteriologistas como Koch e Pasteur que trouxeram a concepção de que o processo saúde-doença deveria ser estudado e pesquisado em laboratórios e, com um olhar voltado para doenças específicas, o que retirava do conceito toda a área sociopolítica. Porém, deve ser ressaltado que, já no século XX, a partir do momento no qual as ciências da saúde começaram a ser compreendidas como essencialmente sociais, a teoria sobre os determinantes sociais da saúde (DSS) ganhou significativa importância, trazendo para o conceito de Saúde as áreas mental, social e política, mostrando que a ausência de doença física não é o único parâmetro para entender “saúde”. Através desta renovada concepção, a Saúde Mental equilibrada passou a ter espaço nas discussões sendo vista como essencial para relações saudáveis na vida dos indivíduos. Porém, processos e realidades vividos diariamente pelas pessoas podem ser capazes de desestruturar essa área trazendo, ou intensificando, possíveis adoecimentos metais. Uma dessas realidades pode ser exemplificada pela vida universitária: momento de grandes transições e decisões na vida dos sujeitos. Além de ditas mudanças, possíveis pressões que podem ultrapassar demandas acadêmicas consideradas saudáveis, podem ainda potencializar dito adoecimento nos/as discentes. Tal assunto pode ser focado ainda nas estudantes de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), já que, entre outros motivos, é um curso que as aproxima das mazelas da sociedade tidas nas expressões da “questão social”, fato que pode ser um “estressor” acadêmico ainda maior. Por isso, o presente trabalho possui enquanto prerrogativa incitar o debate sobre as formas pelas quais as condições contemporâneas da vida social podem, de alguma maneira, potencializar, ou causar, adoecimentos mentais com foco no grupo específico de alunos/as do curso de Serviço Social da Universidade de Brasília e, para isso, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas Saúde e Educação para uma melhor compreensão sobre os motivos que podem estar por trás de possíveis adoecimentos mentais do grupo focal deste estudo já mencionado. Além disso, houve uma busca de dados no campo (UnB) através de um questionário online feito através da plataforma do Google – Google Formulários, disponibilizado em grupos de redes sociais (WhatsApp e Facebook) formados por estudantes de Serviço Social. Através de determinados métodos de pesquisa, foi-se encontrado resultados que confirmaram a hipótese deste trabalho que dizia que, de fato as condições contemporâneas da vida social potencializa, ou causa, adoecimento mental nos/as estudantes de Serviço Social da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.