Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25723
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliaDePalmaRosaGarcia_tcc.pdf974,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A (in)visibilidade das políticas públicas de saúde para mulheres lésbicas
Autor(es): Garcia, Natália de Palma Rosa
Orientador(es): Peixoto, Valdenízia Bento
Assunto: Políticas públicas - saúde
Lésbicas
LGBTI+
Mulheres - saúde e higiene
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 18-Out-2020
Referência: GARCIA, Natália de Palma Rosa. A (in)visibilidade das políticas públicas de saúde para mulheres lésbicas. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2018
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a analisar a visibilidade de políticas públicas de saúde para mulheres lésbicas no Brasil. Busca manter vivas as memórias e vivências de lésbicas, retomando aspectos históricos da constituição deste segmento enquanto movimento social. Ressalta as principais demandas em saúde deste segmento, a partir da leitura crítica das principais políticas públicas de saúde: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PNAISM) e Política Nacional de Saúde Integral de LGBT. Por fim, aponta as principais contribuições do profissional do Serviço Social no contexto do debate da diversidade sexual e do combate às discriminações e preconceitos, retomando os processos que levaram a inserção dessa discussão na categoria de assistentes sociais, levando em consideração os desafios enfrentados e os limites atuais da agenda profissional. O TCC foi desenvolvido a partir de análise documental, revisão bibliográfica de artigos, dissertações, teses, livros, vídeos e documentários que trabalhem os assuntos e conceitos de “Lesbianidade”, “Saúde da Mulher Lésbica” e “Políticas Públicas de Saúde”. Ainda em termos de metodologia, utilizou-se as categorias: dialética, totalidade e historicidade, bem como consubstancialidade-coextensividade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.