Título: | Análise do nível de poluição sonora do tráfego rodoviário no Distrito Federal |
Autor(es): | Neres, Emmanuel Vitor Vieira |
Orientador(es): | Lima, Clarissa Melo |
Assunto: | Transporte público Poluição sonora Transporte rodoviário Ruído urbano Controle de ruído Gestão ambiental |
Data de apresentação: | 11-Jul-2019 |
Data de publicação: | 14-Out-2020 |
Referência: | NERES, Emmanuel Vitor Vieira. Análise do nível de poluição sonora do tráfego rodoviário no Distrito Federal. 2019. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A poluição sonora no atual contexto em que o mundo vive, tem sido alvo de discussões
em grandes fóruns mundiais, portanto existe uma preocupação com essa
problemática. E avaliar o impacto causado pelo ruído proveniente do tráfego rodoviário
nas regiões administrativas de Taguatinga e Vicente pires (DF) é um desafio grande
que se buscou através dessa pesquisa. A utilização da revisão bibliográfica para se
buscar raízes teóricas que explicam os problemas causados pelo excesso de ruído
gerado pelo tráfego rodoviário, a pesquisa a campo com o uso do equipamento
calibrado para medição, permitiu uma retratação real da situação sonora existente nas
duas RAs investigadas. Com tudo os resultados mostraram dados críticos e perigosos
para a população que vive próxima aos locais de coletas e os usuários dos sistemas
de transporte que tem sofrido com o excesso de ruído. Apesar do cenário
apresentado, viabilizam-se soluções para a problemática investigada, que a partir do
estudo precisam conscientizar a população e unir forças com o governo para a
elaboração das soluções viáveis para o problema da poluição sonora. Por se tratar
de um centro urbano com um fluxo relevante de pessoas e veículos automotores e
com características peculiares de organização, as duas cidades se destacaram para
ser alvo da pesquisa da problemática em questão, incluindo as consequências
causadas à saúde humana. |
Abstract: | Sound pollution in the current context in which the world lives has been the subject of
discussions in major world forums, so there is a concern with this issue. And to
evaluate the impact caused by noise from road traffic in the administrative regions of
Taguatinga and Vicente pires (DF) is a great challenge that was sought through this
research. The use of the literature review to find theoretical roots that explain the
problems caused by the excess noise generated by road traffic, field research with the
use of calibrated equipment for measurement, allowed a real retraction of the sound
situation in the two RAs investigated. All in all the results showed critical and
dangerous data for the population living near the collection sites and the users of the
transport systems that have suffered from the excess noise. In spite of the presented
scenario, solutions for the problematic investigated are feasible, which from the study
need to raise awareness among the population and join forces with the government to
elaborate viable solutions to the problem of noise pollution. As it is an urban center
with a relevant flow of people and motor vehicles and with peculiar characteristics of
organization, the two cities stood out to be the target of the research of the problematic
in question, including the consequences caused to human health. |
Resumén: | La contaminación acústica en el contexto actual en el que vive el mundo ha sido objeto
de discusiones en los principales foros mundiales, por lo que existe una preocupación
con este tema. Y evaluar el impacto causado por el ruido del tráfico en las regiones
administrativas de Taguatinga y Vicente Pires (DF) es un gran desafío que se buscó
a través de esta investigación. El uso de la revisión de la literatura para encontrar las
raíces teóricas que explican los problemas causados por el exceso de ruido generado
por el tráfico rodado, la investigación de campo con el uso de equipos calibrados para
la medición, permitió una retracción real de la situación del sonido en los dos RA
investigados. En general, los resultados mostraron datos críticos y peligrosos para la
población que vive cerca de los sitios de recolección y los usuarios de los sistemas de
transporte que han sufrido el exceso de ruido. A pesar del escenario presentado, las
soluciones para la problemática investigada son factibles, las cuales, a partir del
estudio, deben crear conciencia entre la población y unir fuerzas con el gobierno para
elaborar soluciones viables al problema de la contaminación acústica. Como es un
centro urbano con un flujo relevante de personas y vehículos motorizados y con
características peculiares de organización, las dos ciudades destacaron como el
objetivo de la investigación de la problemática en cuestión, incluidas las
consecuencias para la salud humana. |
Résumé: | La pollution sonore dans le contexte actuel dans lequel le monde vit a fait l’objet de
discussions au sein de grands forums mondiaux. Ce problème est donc préoccupant.
Et évaluer l'impact du bruit de la circulation routière dans les régions administratives
de Taguatinga et Vicente pires (DF) est un grand défi qui a été recherché dans le cadre
de cette recherche. L’utilisation de l’examen de la littérature pour trouver des racines
théoriques expliquant les problèmes causés par le bruit excessif généré par le trafic
routier, la recherche sur le terrain avec l’utilisation d’appareils étalonnés pour la
mesure, a permis un réel retour sur la situation du son dans les deux RA étudiées.
Globalement, les résultats ont montré des données critiques et dangereuses pour la
population vivant à proximité des sites de collecte et pour les utilisateurs des systèmes
de transport ayant souffert de l'excès de bruit. En dépit du scénario présenté, des
solutions à la problématique étudiée sont réalisables. Celles-ci doivent, d'après l'étude,
sensibiliser la population et s'unir au gouvernement pour élaborer des solutions viables
au problème de la pollution sonore. S'agissant d'un centre urbain caractérisé par un
flux important de personnes et de véhicules à moteur et présentant des
caractéristiques d'organisation particulières, les deux villes se sont révélées être la
cible de la recherche sur la problématique en question, y compris les conséquences
pour la santé humaine. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.