Título: | Estratégia de marketing e as melhores práticas gerenciais : uma análise comparativa das lojas de shoppings com as lojas de entrequadras |
Autor(es): | Borges, Deborah Carvalho |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Marketing - estratégias Comércio varejista Crise econômica Administração de empresas |
Data de apresentação: | 1-Jul-2019 |
Data de publicação: | 14-Out-2020 |
Referência: | BORGES, Deborah Carvalho. Estratégia de marketing e as melhores práticas gerenciais: uma análise comparativa das lojas de shoppings com as lojas de entrequadras. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Nesta pesquisa pretende-se fazer uma análise comparativa das lojas de varejo feminina
nas entrequadras comerciais com as lojas de shopping de Brasília. O estudo busca
revelar as principais diferenças nas estratégias de marketing utilizada, bem como os
modelos de gestão adotados a fim de identificar as melhores práticas gerenciais. Foi
realizada uma pesquisa de campo qualitativa, comparativa, e, para tal, fez-se uso de um
modelo de entrevista como instrumento de pesquisa. Esse modelo apresenta tópicos de
identificação, tanto do entrevistado como da loja, sua posição atual no mercado, suas
perspectivas no atual cenário e como o contexto atual afeta o desempenho da empresa.
Participaram da pesquisa 10 (dez) lojas, sendo 6 (seis) nas entrequadras e 4 (quatro) nos shoppings. Por meio dessa pesquisa pôde-se concluir que os dois grupos se assemelham em diversos aspectos, porém, são encontradas algumas diferenças sutis, como o enfrentamento da crise, o poder econômico dos clientes e a utilização das principais ferramentas de marketing. Essas divergências colaboram para que os empreendedores consigam segmentar melhor o mercado e investir estrategicamente no marketing. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.