Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlosAndresAnampaDiaz_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: BRT Brasília X BRT Lima : percepção da qualidade desse meio de transporte por seus usuários
Autor(es): Anampa Diaz, Carlos Andres
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte público
Ônibus - linhas
Transporte rodoviário
Transporte urbano
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: ANAMPA DIAZ, Carlos Andres. BRT Brasília X BRT Lima: percepção da qualidade desse meio de transporte por seus usuários. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As cidades necessitam de sistemas de transporte eficientes para proporcionar a movimentação de seus residentes. O transporte é importante para o crescimento de um centro urbano, sendo umas das opções adotadas para o transporte público, o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que consegue atender às necessidades de transporte com baixo custo de implantação, provocando impactos positivos em sua área de influência. Atualmente, várias cidades do mundo possuem o sistema BRT, o que torna a avalição do serviço desta modalidade de transporte uma necessidade de grande importância para o desenvolvimento adequado das cidades. O objetivo desta pesquisa é analisar comparativamente a qualidade do sistema BRT nas cidades de Lima e Brasília na visão de seus usuários, sendo esse concretizado por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, na qual foi aplicado um questionário voltado ao público alvo, isto é, os usuários das duas cidades. Nos resultados foi possível observar que nas duas cidades os usuários se encontram insatisfeitos com o serviço prestado e que os principais motivos do uso desse meio de transporte é trabalho e educação. Também é importante ressaltar que, após realizada a pesquisa, foi concluído que são pessoas jovens e de baixa renda que mais utilizam o sistema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.