Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunaAlvesFonsecaMartins_tcc.pdf958,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da implantação do modelo de excelência de gestão da fundação nacional da qualidade em MPEs : um estudo de caso comparativo
Autor(es): Martins, Bruna Alves Fonseca
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Micro e pequenas empresas
SEBRAE
Planejamento estratégico
Gestão da qualidade
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: MARTINS, Bruna Alves Fonseca. Avaliação da implantação do modelo de excelência de gestão da fundação nacional da qualidade em MPEs: um estudo de caso comparativo. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo de caso comparativo entre duas pequenas empresas do Distrito Federal que participaram do programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE e tem como objetivo avaliar os impactos da implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A implantação do MEG nas empresas se deu por meio do programa do SEBRAE. O estudo é relevante considerando o papel das Micro e Pequenas empresas no Brasil; o papel do SEBRAE como instituição auxiliada pelo Estado para dar suporte técnico às empresas; e a funcionalidade do MEG como modelo de gestão estratégica. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado a um agente local de inovação do SEBRAE e aos proprietários das empresas estudadas. Aos dados foi aplicado o método de análise de conteúdo. As perguntas do questionário aplicado ao Agente buscaram elucidar as circunstâncias em que o trabalho de implantação do MEG foi realizado junto às empresas. Os questionários aplicados aos empresários possibilitaram quantificar percentualmente o nível de implantação do MEG em cada empresa. Deste modo, foram observados impactos positivos nas empresas participantes do programa ALI e também dificuldades enfrentadas pelo Agente na realização da implantação. A pesquisa possibilitou a compreensão do cenário no qual as empresas estão inseridas, a identificação da ausência de práticas de cunho gerencial, bem como o papel do ALI e dos empresários durante a participação do programa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.