Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25682
Título: | Avaliação da implantação do modelo de excelência de gestão da fundação nacional da qualidade em MPEs : um estudo de caso comparativo |
Autor(es): | Martins, Bruna Alves Fonseca |
Orientador(es): | Dias, Maria Amélia de Paula |
Assunto: | Micro e pequenas empresas SEBRAE Planejamento estratégico Gestão da qualidade |
Data de apresentação: | 4-Jul-2019 |
Data de publicação: | 14-Out-2020 |
Referência: | MARTINS, Bruna Alves Fonseca. Avaliação da implantação do modelo de excelência de gestão da fundação nacional da qualidade em MPEs: um estudo de caso comparativo. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo de caso comparativo entre duas
pequenas empresas do Distrito Federal que participaram do programa de Agentes
Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE e tem como objetivo avaliar os impactos da
implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), desenvolvido pela
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A implantação do MEG nas empresas se
deu por meio do programa do SEBRAE. O estudo é relevante considerando o papel
das Micro e Pequenas empresas no Brasil; o papel do SEBRAE como instituição
auxiliada pelo Estado para dar suporte técnico às empresas; e a funcionalidade do
MEG como modelo de gestão estratégica. A pesquisa é do tipo descritiva com
abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário
semiestruturado aplicado a um agente local de inovação do SEBRAE e aos
proprietários das empresas estudadas. Aos dados foi aplicado o método de análise
de conteúdo. As perguntas do questionário aplicado ao Agente buscaram elucidar as
circunstâncias em que o trabalho de implantação do MEG foi realizado junto às
empresas. Os questionários aplicados aos empresários possibilitaram quantificar
percentualmente o nível de implantação do MEG em cada empresa. Deste modo,
foram observados impactos positivos nas empresas participantes do programa ALI e
também dificuldades enfrentadas pelo Agente na realização da implantação. A
pesquisa possibilitou a compreensão do cenário no qual as empresas estão inseridas,
a identificação da ausência de práticas de cunho gerencial, bem como o papel do ALI
e dos empresários durante a participação do programa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.