Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnnaCarolinaGeorgesMauger_tcc.pdf2,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliações de impacto em profundidade e amplitude do curso de formação de consultores de núcleos setoriais
Autor(es): Mauger, Anna Carolina Georges
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Empreendedorismo
Consultoria empresarial
Qualificações profissionais
Treinamento profissional
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: MAUGER, Anna Carolina Georges. Avaliações de impacto em profundidade e amplitude do curso de formação de consultores de núcleos setoriais. 2019. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar o impacto em profundidade e amplitude do Curso de Formação de Consultores de Núcleos Setoriais, na perspectiva dos próprios consultores do Programa Empreender. Considerando que, nas últimas décadas, houve um aumento dos investimentos realizados pelas organizações em Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) torna-se essencial avaliar os resultados obtidos em relação à aplicação das competências aprendidas na ação instrucional ao contexto de trabalho, promovendo a obtenção de resultados organizacionais futuros melhores. O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva e explicativa, por meio de um survey quantitativo e, quanto ao horizonte temporal, como corte transversal. Para a realização da pesquisa utilizou-se um questionário com escalas de tipo Likert variando de 1 a 5, composto por três etapas: análise dos gaps de competências, análise do impacto em profundidade e análise em amplitude, que consiste em uma replicação do instrumento já desenvolvido e validado psicometricamente. O estudo contou com uma amostra de 72 participantes. A coleta de dados se deu por meio eletrônico, através do encaminhamento do link do questionário por e-mail. Os dados obtidos foram tabulados e exportados com auxílio do Excel e do programa SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, nos quais foram realizadas as análises descritivas que permitiram a interpretação dos dados. Os resultados encontrados indicam um impacto alto tanto em profundidade quanto em amplitude no contexto de trabalho dos consultores, apesar de ainda existirem oportunidades de melhorias identificadas ao longo do estudo. Apesar da falta de homogeneidade representativa de consultores por Estado e pequena amostra, a pesquisa contribui para melhoria dos serviços oferecidos pela organização estudada, CACB, ao verificar se o dinheiro investido pelo SEBRAE, financiador do curso, está sendo aplicado efetivamente no ensinamento das competências. Por fim, são apresentadas algumas sugestões para agendas futuras tais como: avaliação de necessidades de aprendizagem (ANA), avaliação 360o, validação do instrumento de profundidade desenvolvido, pesquisas com abordagem qualitativa, entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019. Curso de graduação em Administração a distância.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.