Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndrioDeAndradeAlves_tcc.pdf835,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de riscos no uso da computação em nuvem por órgãos do Governo Federal
Autor(es): Alves, Andrio de Andrade
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Computação em nuvem
Gestão de riscos
Segurança da informação
Setor público
Proteção de dados
Data de apresentação: 30-Abr-2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: ALVES, Andrio de Andrade. A gestão de riscos no uso da computação em nuvem por órgãos do Governo Federal. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como o objetivo geral avaliar o posicionamento das instituições do Governo Federal em relação ao uso de serviços de computação em Nuvem e às práticas de gestão de riscos sendo executadas acerca da implantação desses serviços. Para atender a este objetivo e aos demais objetivos secundários definidos, o estudo foi conduzido nas seguintes fases: (1) revisão da literatura relativa à riscos, gestão de riscos e computação em nuvem, (2) escolha, estruturação do método de pesquisa e aplicação do referido método, (3) análise dos resultados e (4) elaboração das conclusões. A revisão da literatura compreendeu um levantamento bibliográfico sobre computação em nuvem, com ênfase na sua definição, benefícios e riscos inerentes ao seu uso, como também recomendações para a gestão de tais riscos. A escolha do método de pesquisa abrangeu a execução de entrevistas semiestruturadas com 10 instituições do Governo Federal, junto a servidores do nível tático. A análise dos resultados obtidos nas entrevistas evidenciou as práticas de gestão de riscos das instituições do Governo Federal entrevistadas quanto ao uso de nuvem. Por fim, as conclusões contemplam a visão geral dos temas abordados na pesquisa e recomendações para estudos futuros. Como contribuição, este estudo oferece uma visão acerca do posicionamento das instituições governamentais quanto ao uso de computação em nuvem e coloca à disposição daqueles que efetivamente por ela se interessam, por vontade própria ou dever de ofício, um rol de observações quanto ao cenário atual da evolução do uso dessa tecnologia nos órgãos federais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.