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Título: O papel do conhecimento sobre responsabilidade social corporativa na relação entre empresa, funcionários e clientes : um estudo na concessionária Kyoto Motors
Autor(es): Tiscate, Renato de Freitas
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Responsabilidade social
Responsabilidade social da empresa
Marketing social
Imagem corporativa
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: TISCATE, Renato de Freitas. O papel do conhecimento sobre responsabilidade social corporativa na relação entre empresa, funcionários e clientes: um estudo na concessionária Kyoto Motors. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Para melhor atender às exigências do mercado que, cada vez mais, exige comportamentos sociais e responsáveis, as empresas atualmente buscam maneiras de aumentar o desenvolvimento de seus negócios estabelecendo relações positivas na sociedade e no meio ambiente como um diferencial. Uma possibilidade a ser considerada é a Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Dessa maneira, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à transparência contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Estudos indicam que organizações que investem em ambientes propícios a responsabilidade social corporativa tendem a apresentar mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e de competitividade, a exemplo da investigação cada vez mais aprofundada de grupos e indivíduos para comparar políticas ou práticas adotadas pelas organizações. Diante disso, este estudo tem como objetivo entender o papel do conhecimento sobre responsabilidade social corporativa na relação entre empresa, funcionários e clientes da Kyoto Motors. O estudo tem caráter descritivo com enfoque qualitativo. Desta maneira, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 funcionários da concessionária. Os resultados obtidos apontam uma visão restrita da responsabilidade social corporativa, priorizando poucos aspectos na tentativa de definição do termo. Os aspectos discutidos se referem principalmente às ações sociais e filantropia. No que se refere à relevância deste tema nas vendas do produto, os resultados apontam uma menor importância por parte da empresa ao não transmitir as políticas e programas de RSC para os clientes. Além disso, foram discutidas as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
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