Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IgorHauerTeixeira.pdf285,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância dos sistemas de informação na construção do conhecimento organizacional da empresa Napex Soluções em Software Livre
Autor(es): Teixeira, Igor Hauer
Orientador(es): Vicente, Victor Manuel Barbosa
Assunto: Sistemas de informação
Gestão do conhecimento
Vantagem competitiva
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: TEIXEIRA, Igor Hauer. A importância dos sistemas de informação na construção do conhecimento organizacional da empresa Napex Soluções em Software Livre. 2011. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise da empresa Napex Soluções em Software Livre e a importância dos sistemas de informação na construção do conhecimento organizacional. Para tanto foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de conceituar dados, informação, conhecimento e sistemas de informação. Como metodologia de pesquisa, foi elaborado um roteiro de entrevista com perguntas abertas e fechadas o qual foi aplicado junto aos quatro sócios da empresa em reuniões realizadas nos dias 24 de fevereiro e 7 de março de 2011. Na entrevista foi possível identificar os sistemas de informação utilizados pela empresa e qual o papel de cada um na construção do conhecimento organizacional. Foi verificado que o estudo alcançou os objetivos propostos uma vez que foi demonstrada a importância dos sistemas de informação na construção do conhecimento organizacional na empresa avaliada. Além disso, concluiu-se que os sistemas de informação por si só não geram vantagem competitiva, é preciso um trabalho contínuo de pesquisa, análise, alimentação, retroalimentação e manutenção para que tais sistemas possam servir como base de conhecimento e finalmente trazerem vantagens competitivas para a empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons