Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MateusSakaiAratani_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo dinâmico : aplicação em companhias de transporte aéreo
Autor(es): Aratani, Mateus Sakai
Orientador(es): Rocha, Carlos Henrique Marques da
Assunto: Companhias aéreas
Transporte aéreo
Balanço (Contabilidade)
Capital de giro
Liquidez (Economia)
Aviação civil - empresas - patrimônio líquido
Estratégias empresariais
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: ARATANI, Mateus Sakai. Modelo dinâmico: aplicação em companhias de transporte aéreo. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo averiguar a saúde financeira das quatro principais companhias aéreas brasileiras - GOL, TAM, AZUL e AVIANCA - entre o período de 2014 a 2018 por meio da utilização do modelo Fleuriet. O modelo Fleuriet permite identificar a situação de liquidez e o risco de curto prazo das empresas considerando a dinamicidade do comportamento das contas circulares e de como é financiado o capital de giro por meio da relação entre os seus indicadores. A aplicação do modelo dinâmico traz vantagens ao analisar as demonstrações financeiras com a ótica de continuidade das organizações, em comparação ao modelo tradicional que apresenta uma visão estática das organizações. A pesquisa constituiu-se de uma revisão bibliográfica sobre o modelo Fleuriet, as estratégias competitivas de Porter e a análise das demonstrações contábeis das companhias aéreas após sua reclassificação para o modelo Fleuriet. Os resultados obtidos das empresas analisadas demonstram que as companhias do setor aéreo, na maior parte dos casos, não possuem uma saúde financeira satisfatória, foi identificado o efeito tesoura em três companhias – GOL, AZUL e AVIANCA - no período analisado. Os resultados obtidos mediante a utilização do modelo Dinâmico são uma ferramenta complementar que auxilia o gestor a identificar a saúde financeira e a liquidez de curto prazo das organizações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.