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Título: Intercâmbio internacional de graduação : avaliação da percepção dos participantes em relação aos serviços prestados pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT)
Autor(es): Cunha, Luciana Batista da
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Intercâmbio educacional
Internacionalização na educação
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 13-Out-2020
Referência: CUNHA, Luciana Batista da. Intercâmbio internacional de graduação: avaliação da percepção dos participantes em relação aos serviços prestados pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT). 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desse trabalho é avaliar a percepção dos estudantes de graduação que participaram do programa de intercâmbio internacional de graduação pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT). A internacionalização em instituições de ensino vem sido debatido e discutido cada vez mais, devido à demanda do mercado de trabalho e à globalização da área da educação. Diversas universidades de diferentes países possuem estratégias, políticas e diretrizes bem definidas de internacionalização para o melhor preparo de seus profissionais e, dentre elas está a Universidade de Brasília (UnB), com o seu Plano de Internacionalização (2018-2022). Assim, a Assessoria de Assuntos Internacionais está sendo cada vez explorada por alunos no ambiente universitário que possuem interesse de fazer programas de mobilidade acadêmica, dentre eles o programa internacional de graduação. Para este trabalho foi realizado um estudo de carácter quantitativo, que teve como instrumento um questionário aplicado para 98 estudantes de graduação da UnB que fizeram o programa de intercâmbio de graduação. Os resultados indicam que as percepções dos alunos com relação ao serviço prestado pela INT foram positivas. Foi possível concluir que os participantes demonstraram ter tido uma experiência boa com a INT por meio da elevada satisfação com o intercâmbio e seu elevado nível de lealdade, apesar de terem demonstrado a necessidade de aprimoramento em relação a preocupação com a melhora contínua de seus serviços e alinhamento de expectativas nas etapas iniciais.
Abstract: The objective of this work is to evaluate the perception of undergraduate students who participated in the undergraduate international exchange program by the International Affairs Office (INT). Internationalization in educational institutions have been increasingly debated and discussed, due to the demand of the labor market and the globalization of education. Several universities from different countries have well-defined internationalization strategies, policies and guidelines for the better preparation of their professionals, and among them is the University of Brasília (UnB), with its Internationalization Plan (2018-2022). Thus, the International Affairs Office is being targeted in the university environment and explored by students who are interested in participating in academic mobility programs, among them the international undergraduate program. For this work, a quantitative study was carried out, which had a questionnaire applied to 98 undergraduate students from UnB who took part in the undergraduate exchange program. The results indicate that the students' perceptions regarding the service provided by INT were positive. It was possible to conclude that the participants demonstrated that they had a good experience with INT considering the high satisfaction levels with the exchange and their high level of loyalty, although they demonstrated a need for improvement with regard to concern about the continuous improvement of their services and alignment of expectations in the stages initials
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
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