Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarianaCortopassiSalesDias_tcc.pdf4,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A viabilidade do aporte de capital em usinas solares fotovoltaicas como alternativa de investimento
Autor(es): Dias, Mariana Cortopassi Sales
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Energia solar
Política energética
Capital (Economia)
Energia - fontes alternativas
Investimentos
Recursos energéticos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: DIAS, Mariana Cortopassi Sales. A viabilidade do aporte de capital em usinas solares fotovoltaicas como alternativa de investimento. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Quanto mais o tempo passa, mais energia é necessária para a sobrevivência humana. Sabe-se que, com o advento de carros elétricos, por exemplo, a energia disponível ficará mais escassa. Nesse sentido, tornam-se necessárias novas formas de geração de energia. Com a existência de eventos como o aquecimento global agravado por certos processos de geração de energia elétrica, torna-se necessária uma solução renovável. Surge a energia solar fotovoltaica como uma forma descentralizada de diversificação da matriz energética. A partir disto, percebe-se que o investimento em auto geração de energia gera economia tornando-se, assim, atrativo a longo prazo. O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do cálculo do custo de capital e do fluxo de caixa descontado, a viabilidade do aporte de capital em usinas solares fotovoltaicas como forma alternativa de investimento de uma usina de 408,7 kilo-Watt-pico de potência.
Abstract: As time passes, more energy is necessary for human survival. It is known, that with electric car advances for example, the available energy will become more sparse. In this regard, new ways of energy generation become necessary. With the existence of events such as global warming aggravated by certain processes of energy generation, a new renewable solution becomes necessary. The photovoltaic solar energy arises as a decentralized way of energetic matrix diversification. With that in mind, it becomes noticeable that the investment in auto generation of energy stimulates the economy and is then seen as a long term appeal. The present work has as a goal, to analise, starting from the calculation of capital cost e from the deducted cash flow, the viability of the capital contribution in photovoltaic solar power plants as an alternative way of investment from a 408,7 kilo-Watt-power peak power plant.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.