Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreaMouraBatista.pdf522,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da(o) assistente social nas políticas de proteção a infância e adolescência : um estudo com entidades de acolhimento do Distrito Federal
Autor(es): Batista, Andrea Moura
Orientador(es): Peixoto, Valdenízia Bento
Assunto: Assistência a menores
Assistência social
Serviço social
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: BATISTA, Andrea Moura. A atuação da(o) assistente social nas políticas de proteção a infância e adolescência: um estudo com entidades de acolhimento do Distrito Federal. 2011. 49 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou estudar como se dá a atuação do assistente social nas entidades de acolhimento para crianças e adolescentes do Distrito Federal. As entidades de acolhimento são uma das modalidades de proteção social previstas pelo Estatuto da criança e do adolescente , a fim de zelar pelas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, vítimas de abuso, violência, abandono entre outros fatores, e o Serviço Social nestas instituições desempenha o papel de acompanhar as crianças e adolescentes abrigados com o intuito de zelar pelos seus direitos. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos entrevistas com assistentes sociais de instituições de acolhimento não governamentais e governamentais, dados documentais, além de bibliografias resgatando a trajetória histórica da política pública de proteção á infância e adolescência e da Política de Assistência Social Brasileira, no âmbito da medida de proteção social especial, que prevê o acolhimento institucional. O resultado da pesquisa revelou que a (o) assistente social atua no acompanhamento das crianças e adolescentes acolhido institucionalmente e de suas famílias, pautado em análises, estudos e intervenções práticas, na perspectiva de efetivação da política de proteção a infância e adolescência. No entanto constatou-se que a falta de integração com os demais agentes de rede de atendimento e com políticas públicas para crianças/ adolescentes e suas famílias dificulta o sistema de garantia de direitos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2011.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons