Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoFilipeIbanhezDaCosta_tcc.pdf3,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência energética na Administração Pública : uma investigação baseada no Projeto ENERGIF do Ministério da Educação
Autor(es): Costa, João Filipe Ibanhez da
Orientador(es): Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Assunto: Energia renovável
Eficiência energética
Administração pública
Política energética
Energia elétrica - consumo
Recursos energéticos
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: COSTA, João Filipe Ibanhez da. Eficiência energética na Administração Pública: uma investigação baseada no Projeto ENERGIF do Ministério da Educação. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Diante de uma matriz energética mundial insustentável, da crescente demanda brasileira por energia elétrica e da grande representatividade do gasto de energia elétrica pela Administração Pública, especificamente pelas Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação, este trabalho levantou a seguinte pergunta norteadora: “Como o desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFs) por meio de um programa específico pode estimular a redução dos gastos de energia elétrica do Setor Público?”. Considerando isto, o Ministério da Educação (MEC) intermediado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para Excelência e Transformação da Administração Pública (NExT) da Universidade de Brasília, criou o Programa para o Desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) (EnergIF). Após um ano atuando sobre os eixos estratégicos Infraestrutura, Gestão de Energia, Formação Profissional e Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e Empreendedorismo, este estudo de caso, por meio do método survey com 58 gestores de unidades vinculadas a Rede Federal EPCT, teve como objetivo descrever, diante de métodos quantitativos, os primeiros resultados alcançados pelo programa até Novembro de 2018. Como resultado, ficou evidenciado que as ações do programa ainda não foram completamente difundidas por toda a Rede Federal EPCT. Entretanto, concluiu-se que apesar de não haver resultados consolidados entre a Rede Federal EPCT, a busca pela sustentabilidade e eficiência dos gastos públicos são alvos desejados pelos gestores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.