Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaManciniQueiroz_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de riscos corporativos e sua importância na administração pública indireta : a experiência da implantação da GRC por uma autarquia federal
Autor(es): Queiroz, Fernanda Mancini
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Governança corporativa
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Brasil)
Administração de risco
Data de apresentação: 29-Mai-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: QUEIROZ, Fernanda Mancini. A gestão de riscos corporativos e sua importância na administração pública indireta: a experiência da implantação da GRC por uma autarquia federal. 2019. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os riscos permeiam todos os níveis de uma organização e, se não gerenciados ou controlados, podem resultar em impactos negativos no alcance de sua missão institucional. Desse modo, a Gestão de Riscos Corporativos (GRC) busca mitigar riscos por meio de controles apropriados e vem se transformando em uma estratégia de governança vital para as organizações públicas. Este trabalho teve por objetivo descrever o processo de implantação da GRC no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para servir como estudo de caso para outras organizações públicas, por meio de pesquisa documental de caráter qualitativo. A Política de Governança, Gestão de Integridade, Riscos e Controles da Gestão no âmbito do Cade é uma declaração das intenções e diretrizes gerais da autarquia relacionada a GRC que segue os modelos Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Comission (COSO) e International Organization for Standardization ISO 31000:2009 e inclui: metodologia de gestão de riscos, plano de riscos, capacitação continuada, normas, manuais e procedimentos e solução tecnológica, conforme determinado pela Instrução Normativa Conjunta Controladoria Geral da União e antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (CGU/MP) 01/2016. Essa Política busca fortalecer a governança, o cumprimento da missão e o alcance dos objetivos estratégicos, além de promover maior transparência e aprimorar o ambiente de controles internos da gestão do Cade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.