Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaBeatrizQueirozRollemberg_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática da equitação sob a visão feminina : comportamento de consumo das equitadoras urbanas no Distrito Federal
Autor(es): Rollemberg, Ana Beatriz Queiróz
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Equitação
Consumidores - comportamento de compra
Marketing
Consumidores - preferência
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: ROLLEMBERG, Ana Beatriz Queiróz. A prática da equitação sob a visão feminina: comportamento de consumo das equitadoras urbanas no Distrito Federal. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Brasil é o quarto maior país em população de equinos no mundo. O Produto Interno Bruto (PIB) do cavalo no país chegou a 16 bilhões em 2015 e empregou em torno de três milhões de pessoas. No plano regional, o número de cavalos no Distrito Federal (DF) aumentou 1,86 vezes em nove anos. Apesar disso, ainda há pouco conhecimento sobre o que influencia os consumidores a adquirirem serviços desse setor, como é o caso da equitação. Inicialmente, este estudo focou a obtenção de informações sobre a gestão desse mercado. Em seguida, o foco direcionou-se a investigar a atitude e o comportamento de compra desse serviço pelo público feminino, devido ao crescente interesse de mulheres na equitação. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em profundidade, inicialmente junto a profissionais que atuam nessa atividade, quando evidenciou-se uma crescente preferência pela equitação por parte do público feminino, porém sem uma explicação precisa desse comportamento de consumo. Portanto, na segunda etapa foram selecionadas e entrevistadas, por conveniência, oito mulheres praticantes de equitação, de 20 a 60 anos, residentes em Brasília (DF). Todas as entrevistas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as mulheres desenvolvem uma atitude positiva em relação ao esporte, levando ao consumo do serviço, como meio de alcançar bem-estar mental e físico. Outros atributos relatados em relação à prática da equitação foi a prática do esporte como atividade de lazer, baixa sensibilidade ao preço e alto envolvimento emocional com os equinos. Além disso, o manejo, a estrutura do local destinado aos cavalos e a indicação de amigos e familiares foram identificados como fatores críticos para a escolha do estabelecimento onde o serviço é prestado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.