Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaGomesPinheiro_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico de práticas organizacionais sobre qualidade de vida no trabalho : estudo em órgãos públicos brasileiros
Autor(es): Pinheiro, Amanda Gomes
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Serviço público - qualidade
Cultura organizacional
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: PINHEIRO, Amanda Gomes. Diagnóstico de práticas organizacionais sobre qualidade de vida no trabalho: estudo em órgãos públicos brasileiros. 2019. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Programas de Qualidade de Vida no Trabalho vêm sendo implementados com o objetivo de promover bem-estar laboral, e vivências mais positivas perante o ato de trabalhar. Contudo, nem sempre esses programas alcançam os resultados desejados quando do seu planejamento. Considerando que a literatura relata que uma série de variáveis pode contribuir para isso, desde limitações/falhas quanto à concepção dos programas até a falta de patrocínio das lideranças, o presente estudo objetiva descrever quais são as barreiras à eficácia de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, no contexto de quatro organizações públicas brasileiras, sob a ótica dos seus implementadores. Para tanto, procede-se o estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados consistiu em uma análise documental e condução de entrevistas semiestruturadas com quatro servidores lotados no setor de interesse. Sendo os dados analisados por meio de análise de conteúdo baseada no método temático categorial, com definição a priori e a posteriori. Desse modo, observa-se que as ações de Qualidade de Vida no Trabalho implementadas são, predominantemente, de caráter assistencialista, com enfoque na saúde física, mental do servidor, o que sugere que a médio, longo prazo, essas ações serão inefetivas e estão submetidas a um ambiente de promoção marcado pela influência política; normatização limitada; ausência de gestão compartilhada; ausência de alinhamento estratégico e interesse da alta administração; recursos financeiros escassos; servidores sobrecarregados e setor altamente passível de desconstituição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.