Título: | Qualidade na relação entre o varejo e o cliente : análise de percepção dos clientes do Supermercado Bellavia – Jardim Botânico |
Autor(es): | Andrade, Adriano Castro |
Orientador(es): | Carvalho, José Márcio |
Assunto: | Clientes - relacionamento Clientes - lealdade Consumidores - preferência Consumidores - comportamento de compra Comércio varejista Supermercados |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 11-Out-2020 |
Referência: | ANDRADE, Adriano Castro. Qualidade na relação entre o varejo e o cliente: análise de percepção dos clientes do Supermercado Bellavia – Jardim Botânico. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O Varejo, especialmente o supermercadista, vem crescendo com o passar das
décadas, e junto com esse crescimento vem também a exigência dos clientes, que
passaram a se tornar cada vez mais seletivos em relação ao local em que fazem suas
compras. Nesse contexto é importante que as empresas varejistas consigam obter
vantagens competitivas para atrair e fidelizar esses clientes, de forma que a
percepção dos mesmos em relação aos supermercados pode ser um fator
preponderante para esse objetivo. Esta monografia visou analisar a qualidade da
relação entre os clientes e o supermercado Bellavia, localizado em Brasília/DF, com
base na percepção dos consumidores de lá. Utilizando um questionário auto
administrativo que tinha como fatores a serem percebidos: a qualidade dos serviços,
a qualidade da interface com o cliente, a produtividade dos funcionários, o
conhecimento da equipe, o suporte tecnológico que a empresa possui e o
conhecimento de mercado que poderia se traduzir em uma possível vantagem
competitiva. Os resultados mostraram que no geral, os clientes estão satisfeitos e
possuem uma boa percepção do supermercado estudado, mas com uma tendência
de percepção baixa de qualidade no suporte tecnológico e no conhecimento do
supermercado em relação aos concorrentes. |
Abstract: | Retail, especially the supermarket, has been growing over the decades, along with this
growth comes the demand of customers, who have become increasingly selective in
relation to where they shop. In this context, it is important that retailers can obtain
competitive advantages to attract and retain these customers, so that their perception
of supermarkets may be a preponderant factor for this purpose. This work aimed to
analyze the quality of the relationship between customers and the Bellavia
supermarket, located at Brasilia/DF, based on the perception of consumers there.
Using a self-administered questionnaire that had as factors to be perceived: the quality
of the services, the quality of the interface with the client, the productivity of the
employees, the knowledge of the team, the technological support that the company
possesses, and the market knowledge that could translate into a possible competitive
advantage. The results showed that, in general, customers are satisfied and have a
good perception of the supermarket studied, but with a tendency of low perception of
quality in the technological support and knowledge of the supermarket in relation to
competitors. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019. |
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