Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AdrianoCastroAndrade_tcc.pdf756,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade na relação entre o varejo e o cliente : análise de percepção dos clientes do Supermercado Bellavia – Jardim Botânico
Autor(es): Andrade, Adriano Castro
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Clientes - relacionamento
Clientes - lealdade
Consumidores - preferência
Consumidores - comportamento de compra
Comércio varejista
Supermercados
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 11-Out-2020
Referência: ANDRADE, Adriano Castro. Qualidade na relação entre o varejo e o cliente: análise de percepção dos clientes do Supermercado Bellavia – Jardim Botânico. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Varejo, especialmente o supermercadista, vem crescendo com o passar das décadas, e junto com esse crescimento vem também a exigência dos clientes, que passaram a se tornar cada vez mais seletivos em relação ao local em que fazem suas compras. Nesse contexto é importante que as empresas varejistas consigam obter vantagens competitivas para atrair e fidelizar esses clientes, de forma que a percepção dos mesmos em relação aos supermercados pode ser um fator preponderante para esse objetivo. Esta monografia visou analisar a qualidade da relação entre os clientes e o supermercado Bellavia, localizado em Brasília/DF, com base na percepção dos consumidores de lá. Utilizando um questionário auto administrativo que tinha como fatores a serem percebidos: a qualidade dos serviços, a qualidade da interface com o cliente, a produtividade dos funcionários, o conhecimento da equipe, o suporte tecnológico que a empresa possui e o conhecimento de mercado que poderia se traduzir em uma possível vantagem competitiva. Os resultados mostraram que no geral, os clientes estão satisfeitos e possuem uma boa percepção do supermercado estudado, mas com uma tendência de percepção baixa de qualidade no suporte tecnológico e no conhecimento do supermercado em relação aos concorrentes.
Abstract: Retail, especially the supermarket, has been growing over the decades, along with this growth comes the demand of customers, who have become increasingly selective in relation to where they shop. In this context, it is important that retailers can obtain competitive advantages to attract and retain these customers, so that their perception of supermarkets may be a preponderant factor for this purpose. This work aimed to analyze the quality of the relationship between customers and the Bellavia supermarket, located at Brasilia/DF, based on the perception of consumers there. Using a self-administered questionnaire that had as factors to be perceived: the quality of the services, the quality of the interface with the client, the productivity of the employees, the knowledge of the team, the technological support that the company possesses, and the market knowledge that could translate into a possible competitive advantage. The results showed that, in general, customers are satisfied and have a good perception of the supermarket studied, but with a tendency of low perception of quality in the technological support and knowledge of the supermarket in relation to competitors.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.