Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarinaJorgeLima_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uber, 99Pop e Cabify : uma comparação do uso de aplicativos de transporte individual por universitários de São Paulo e do Distrito Federal
Autor(es): Lima, Marina Jorge
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte individual
Aplicativos de transporte individual
Estudantes universitários
Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Out-2020
Referência: LIMA, Marina Jorge. Uber, 99Pop e Cabify: uma comparação do uso de aplicativos de transporte individual por universitários de São Paulo e do Distrito Federal. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho possui significante relação com a qualidade de vida do ser humano, sendo essa influenciada pela mobilidade urbana realizada por ele, como afirma Téran (2015). Os aplicativos de transporte individual vieram com intuito de enriquecer a forma com que o fenômeno da mobilidade acontece, o fazendo por meio da união da tecnologia com o transporte. O objetivo deste estudo de caso foi analisar os motivos que levam os universitários a usar os serviços da Uber como alternativa aos demais meios de transporte no Distrito Federal e em São Paulo, sendo esse concretizado por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, onde foi aplicado um questionário voltado ao público foco, que são os universitários dos estados citados. Nos resultados foi possível observar que os principais motivos do uso desse meio de transporte pela amostra selecionada são: preço, dificuldades em relação ao transporte público e a Lei Seca. Também é importante ressaltar que, após realizada a pesquisa, foi concluído que os aplicativos de transporte individual têm servido aos jovens como um meio de transporte complementar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.