Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JulioNoletodeQueiroz.pdf556,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Posicionamento estratégico e riscos : identificação e análise do posicionamento estratégico e mensuração de riscos
Autor(es): Queiroz, Julio Noleto de
Orientador(es): Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Planejamento estratégico
Administração de empresas
Vantagem competitiva
Risco (Economia)
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: QUEIROZ, Julio Noleto de. Posicionamento estratégico e riscos: identificação e análise do posicionamento estratégico e mensuração de riscos. 2010. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar as estratégias da empresa possibilitando analisar seu posicionamento estratégico, permitindo identificar e mensurar os riscos provenientes desta postura. Para isso buscou-se analisar o posicionamento estratégico da empresa diante das forças competitivas de mercado, identificando e analisando as estratégias da empresa e também identificando e mensurando os riscos estratégicos. Neste trabalho foram analisados os conceitos e as aplicações de estratégia, planejamento estratégico, vantagem competitiva, riscos estratégicos, relacionando os mesmos ao ambiente de um supermercado compacto de Belo Horizonte. As informações desta pesquisa foram coletadas através de pesquisa bibliográfica e de entrevista aberta e estruturada com aplicação de questionário junto a uma sócia da loja. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista aberta onde foram feitas 59 perguntas e o questionário para mensuração de riscos. Por fim, conclui-se que a identificação e mensuração de riscos baseada na identificação e análise de posicionamentos e estratégias pode fornecer parâmetros para as decisões estratégicas em organizações com processos de gestão pouco desenvolvidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2564
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons