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Título: A mídia contra nós : como o partidarismo altera a percepção de notícias
Autor(es): Gomes, Victor Lima
Orientador(es): Gramacho, Wladimir Ganzelevitch
Assunto: Mídia e política
Partidos políticos
Notícias
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 6-Out-2020
Referência: GOMES, Victor Lima. A mídia contra nós: como o partidarismo altera a percepção de notícias. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo explorar alguns fundamentos das frequentes acusações de parcialidade contra a mídia, a Percepção de Mídia Hostil, por meio de um survey online aplicado. Mais especificamente, o trabalho analisa se identidades partidárias influenciam a percepção de viés em dois textos adaptados de notícias publicadas originalmente na imprensa sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se essa percepção de viés se relaciona com o chamado Efeito sobre Terceiros – percepção de que a notícia influenciará uma terceira pessoa tida como vulnerável. De acordo com o esperado, petistas e antipetistas divergiram significativamente entre si no juízo que fizeram das matérias, e os resultados apoiaram a hipótese do Efeito sobre Terceiros entre os que perceberam viés. O estudo também incluiu um experimento para analisar se a ordem de apresentação de informações numa notícia modera a percepção de viés. Esses resultados, entretanto, não foram conclusivos. Uma manipulação sutil na ordem dos argumentos não parece ser um instrumento eficaz para os jornalistas moderarem a percepção de viés hostil dos partidários.
Abstract: This study aims to explore the basics of frequent allegations of media bias, the Hostile Media Perception, through an online survey applied. More specifically, the study analyzes whether party identities influence perceptions of bias in two texts adapted from news stories originally published in the press about former President Luiz Inacio Lula da Silva and whether this perception of bias is related to the so-called Third Person Effect – the perception that the news will influence a third person perceived as vulnerable. As expected, petistas and antipetistas diverged significantly from each other in their judgment of the news, and the results supported the hypothesis of Third Person Effect among those who perceived bias. The study also included an experiment to analyze whether the order of presenting information in a news story moderates the Hostile Media Perception. These results, however, were not conclusive. A subtle manipulation in the order of argument does not seem to be an effective tool for journalists to moderate the perceived hostile bias of partisans.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2019.
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