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Título: A publicidade de alimentos na mídia impressa no Brasil
Autor(es): Medeiros, Ana Beatriz Macedo de
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Assunto: Marketing
Alimentos industrializados
Alimentação infantil
Publicidade e crianças
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 5-Out-2020
Referência: MEDEIROS, Ana Beatriz Macedo de. A publicidade de alimentos na mídia impressa no Brasil. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A literatura mostra que as indústrias utilizam estratégias de marketing persuasivas, e o público-alvo mais vulnerável quanto a essa questão é o público infantil. A publicidade de alimentos promove a exposição de crianças a alimentos ultraprocessados e, por essa razão, é importante conhecer o impacto de diferentes tipos de mídia e de que maneira a influência se estabelece. Sabe-se que a mídia impressa já foi muito popular entre o público infantil, entretanto, o advento de novas tecnologias pode ter comprometido a sua visibilidade. Para este estudo foram analisados 149 propagandas de alimentos em 126 periódicos dos anos 2017, 2018 e 2019. Nesse sentido, é importante investigar as tendências da publicidade de alimentos em revistas destinadas ao público infantil e analisar a aparição desse tipo de marketing na mídia impressa.
Abstract: The literature shows that industries use persuasive marketing strategies, and the most vulnerable target audience on this issue is child audiences. Food advertising promotes exposure of children to ultra-processed foods and for this reason it is important to know the impact of different media and how the influence is established. It is known that the print media was once very popular among children, however, the advent of new technologies may have compromised their visibility. For this study, 149 food advertisements were analyzed in 126 journals of 2017, 2018 and 2019. In this sense, it is important to investigate the trends of food advertising in magazines aimed at children and to analyze the appearance of this type of marketing in print media.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
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