Título: | A publicidade de alimentos na mídia impressa no Brasil |
Autor(es): | Medeiros, Ana Beatriz Macedo de |
Orientador(es): | Monteiro, Renata Alves |
Assunto: | Marketing Alimentos industrializados Alimentação infantil Publicidade e crianças |
Data de apresentação: | 10-Dez-2019 |
Data de publicação: | 5-Out-2020 |
Referência: | MEDEIROS, Ana Beatriz Macedo de. A publicidade de alimentos na mídia impressa no Brasil. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A literatura mostra que as indústrias utilizam estratégias de marketing persuasivas, e o
público-alvo mais vulnerável quanto a essa questão é o público infantil. A publicidade de
alimentos promove a exposição de crianças a alimentos ultraprocessados e, por essa razão, é
importante conhecer o impacto de diferentes tipos de mídia e de que maneira a influência se
estabelece. Sabe-se que a mídia impressa já foi muito popular entre o público infantil,
entretanto, o advento de novas tecnologias pode ter comprometido a sua visibilidade. Para
este estudo foram analisados 149 propagandas de alimentos em 126 periódicos dos anos
2017, 2018 e 2019. Nesse sentido, é importante investigar as tendências da publicidade de
alimentos em revistas destinadas ao público infantil e analisar a aparição desse tipo de
marketing na mídia impressa. |
Abstract: | The literature shows that industries use persuasive marketing strategies, and the
most vulnerable target audience on this issue is child audiences. Food advertising promotes
exposure of children to ultra-processed foods and for this reason it is important to know the
impact of different media and how the influence is established. It is known that the print
media was once very popular among children, however, the advent of new technologies may
have compromised their visibility. For this study, 149 food advertisements were analyzed in
126 journals of 2017, 2018 and 2019. In this sense, it is important to investigate the trends of
food advertising in magazines aimed at children and to analyze the appearance of this type of
marketing in print media. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Nutrição
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.