Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JennyfferDanielleDaSilvaMeschick_tcc.pdf7,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da operação lava-jato na solvência da Andrade Gutierrez
Autor(es): Meschick, Jennyffer Danielle da Silva
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Operação Lava Jato
Insolvência
Empresas - análise econômico-financeira
Corrupção
Data de apresentação: 10-Jun-2019
Data de publicação: 5-Out-2020
Referência: MESCHICK, Jennyffer Danielle da Silva. Efeito da operação lava-jato na solvência da Andrade Gutierrez. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar se as denúncias de corrupção durante esta operação impactaram de alguma forma a solvência da Andrade Gutierrez. Para tal fim, utilizou-se da metodologia de estudo de caso, por meio de análise documental do Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e aplicação de modelos de previsão de insolvência trimestralmente de 2014 a 2018. Os resultados sugerem que as denúncias tiveram impacto na solvência da Andrade Gutierrez, de forma que aqueles trimestres que tiveram mais fatos ligados a Operação apresentaram um Z-escore pior que o trimestre anterior. Os resultados também indicam que a empresa está classificada em sua situação de dificuldade financeira, isto parece sugerir que há uma relação entre denúncias de corrupção e solvência. Nesse contexto, a evolução do tema deve possibilitar a mensuração do tamanho de uma crise de imagem gerada por denúncias, uma melhora nas decisões estratégicas e consequentemente uma diminuição no impacto causado em eventos semelhantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.