Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RafaelCarloniMota_tcc.pdf859,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, José Luiz Barros-
dc.contributor.authorMota, Rafael Carloni-
dc.identifier.citationMOTA, Rafael Carloni. Efeitos do sentimento de mercado por intermédio do futebol no retorno dos ativos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs finanças comportamentais têm crescido no contexto atual de mundo globalizado, trazendo um viés mais humano e passível de aspectos cognitivos na percepção da análise de tomada de decisões em um cenário financeiro. Como contraponto, defensores das finanças clássicas se fazem presentes através de teorias e conceitos que levam a crer que os investidores são totalmente racionais nas suas decisões frente ao mercado financeiro, gerando uma eficiência sistêmica que norteia todo o fundamento do pensamento clássico. Ao realizarmos esse estudo, focamos na hipótese de que o mercado financeiro sofre influência sobre o sentimento de mercado presente nos investidores na hora de fazerem as suas escolhas, tendo como proxy o futebol. Pautados pelo estudo de Edmans, Garcia e Norli (2007), foram realizados testes em uma amostra de 29 países e em 192 jogos das Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018, considerando os retornos médios dos seus ativos a nível de Index global e o resultado das partidas de futebol disputadas pelos países em escopo. Os testes mostraram que é possível haver influência de um fator externo e comportamental na análise feita pelo investidor, contudo os resultados encontrados foram coniventes com o descrito pelo estudo anterior, corroborando com o princípio levantado por Edmans de que os resultados negativos (derrotas) possuem influência significativa, diferentemente dos resultados positivos (vitórias) que não apresentaram resposta estatisticamente relevante. O estudo anterior relacionava o grau de desenvolvimento de um país como sendo mais ou menos suscetível ao efeito do sentimento de mercado, divergente da conclusão estabelecida pelo presente estudo, não validando essa proporcionalidade. Como ponto adicional a análise feita durante o estudo, coube a reflexão em face do avanço da tecnologia ao longo do período escopo, trazendo a vinculação de que o acesso e a rapidez com que as informações circulam nos dias atuais, impactam diretamente a capacidade de eficiência do mercado financeiro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFinanças comportamentaispt_BR
dc.subject.keywordMercado financeiropt_BR
dc.subject.keywordFutebolpt_BR
dc.titleEfeitos do sentimento de mercado por intermédio do futebol no retorno dos ativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T20:17:15Z-
dc.date.available2020-10-05T20:17:15Z-
dc.date.submitted2018-11-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25607-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Behavioral finance has grown in the current context of the globalized world, bringing a more human and cognitive bias in the perception of decision-making analysis in a financial setting. As a counterpoint, proponents of classical finance are present through theories and concepts that lead to the belief that investors are very rational in their decisions in the financial market, generating a systemic efficiency that guides the whole foundation of classical thinking. In this study, we focused on the hypothesis that the financial market is influenced by investors' feelings when making their choices, with soccer as a proxy. Guided by the study by Edmans, Garcia and Norli (2007), tests were carried out on a sample of 29 countries and in 192 matches of the World Cups of 2010, 2014 and 2018, considering the average returns of their assets at Index level and the result of soccer matches played by the countries in scope. The tests showed that it is possible to have an external and behavioral factor influencing the investor's analysis, but the results found were congruent with the one described by the previous study, corroborating with the principle raised by Edmans that negative results (losses) have influence significant difference, unlike the positive results (wins) that did not present a statistically relevant answer. The previous study related the degree of development of a country as being more or less susceptible to the effect of market sentiment, divergent from the conclusion established by the present study, not validating this proportionality. As an additional point, the analysis made during the study was the reflection of the advances in technology over the period of the scope, bringing the linkage that the access and speed with which information circulates in the current day, directly impact the capacity of efficiency of the financial market.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.