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Título: Teoria do prospecto : uma análise comparativa do efeito educação financeira em graduandos da Universidade de Brasília
Autor(es): Santana, Naylla Medeiros
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Finanças comportamentais
Teoria do prospecto
Educação financeira
Data de apresentação: 26-Nov-2018
Data de publicação: 5-Out-2020
Referência: SANTANA, Naylla Medeiros. Teoria do prospecto: uma análise comparativa do efeito educação financeira em graduandos da Universidade de Brasília. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As Finanças Comportamentais tem sido uma nova área de estudo, que veio como uma alternativa a Teoria da Utilidade Esperada, ela busca analisar aspectos psicológicos relacionados ao processo de tomada de decisão, pois os agentes econômicos muitas vezes tomam decisões incompatíveis com a Teoria Moderna de Finanças, onde acabam violando a expectativa do indivíduo ser racional todo o tempo. Sendo assim, os autores israelenses Kahneman de Tversky (1979) escreveram sobre a Teoria do Prospecto para investigar a manifestação dos efeitos certeza, reflexo e isolamento, e alguns vieses que poderiam influenciar na decisão do investidor. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi observar se esses mesmos vieses cognitivos estão presentes em alunos com grau de instrução financeira elevado, chamado de Grupo B, e alunos sem instrução financeira, chamado de Grupo A, utilizando do mesmo questionário dos autores israelenses, tendo sido o questionário aplicado a 117 estudantes da Universidade de Brasília. Os resultados confirmaram a existência dos três efeitos da Teoria do Prospecto, mostrando que os respondentes possuem aversão ao risco em ambientes de ganho e propensão ao risco em ambientes de perda. Em relação ao conhecimento financeiro observou-se que os vieses são observados em ambos os grupos. Foi constatado também que o gênero dos respondentes influência nas decisões, pois as mulheres tendem a ter mais aversão ao risco do que os homens.
Abstract: Behavioral Finance has been a new area of study, which came as an alternative to Theory of Expected Utility, it seeks to analyze psychological aspects related to the decisionmaking process, since economic agents often make decisions incompatible with Modern Theory, where end up violating the expectation of the individual to be rational all the time. The Israeli authors Kahneman de Tversky (1979) wrote about Prospect Theory to investigate the manifestation of certainty effects, reflex and isolation, and some biases that could influence the investor's decision. The objective of this research was to observe whether these same cognitive biases are present in students with a high level of financial education called Group B, and students with no financial education called Group A, using the same questionnaire from the Israeli authors, where the questions for 117 students from the University of Brasilia. The results confirmed the existence of the three effects of the Prospect Theory, showing that respondents have aversion to risk in environments of gain and risk propensity in loss environments. Regarding financial knowledge, it was observed that the cognitive biases remain in both cases. It was also found that the gender of the respondents influence decisions, because women tend to have more risk aversion than men.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
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