Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NathaliaAlvesDeCarvalho_tcc.pdf166,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A associação do GAO com o ILC e o CF nas empresas de manufatura do Brasil
Autor(es): Carvalho, Nathália Alves de
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Alavancagem operacional e financeira
Liquidez (Economia)
Empresas - análise econômico-financeira
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 5-Out-2020
Referência: CARVALHO, Nathália Alves de. A associação do GAO com o ILC e o CF nas empresas de manufatura do Brasil. 2018. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa aborda, de forma empírica, a associação do indicador de desempenho com o indicador de liquidez. Neste contexto investiga o sentido do relacionamento do Grau de Alavancagem Operacional (GAO) com o Índice de Liquidez Corrente (ILC) e com o Custo Fixo (CF). Em entendimento difuso, a alavancagem operacional mede a sensibilidade dos lucros em relação à variação das vendas. A liquidez corrente mede a capacidade de solvência das obrigações de curto prazo de uma firma em termos nominais. O custo fixo sinaliza a dimensão da capacidade instalada para um determinado volume de produção. A concepção metodológica é paramétrica, utilizada para testar a hipótese de pesquisa. A amostra utilizada na pesquisa é composta de 51 firmas, de 9 setores econômicos, em períodos trimestrais de 2007:1 a 2017:4, um total de 2.244 observações por variável. Nos fundamentos teóricos é possível observar que o GAO mostra como uma alteração na quantidade de atividades pode influenciar no lucro operacional da empresa. Os principais achados sugerem que: as médias intra-setoriais não se mostram desiguais e que o GAO se associa inversamente com o CF e diretamente com o ILC e o RAT, contrariando a hipótese de pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.