Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25588
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasMardioTeixeiraSantos_tcc.pdf681,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil do investidor : uma análise comparativa com alunos de semestres iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da UnB
Autor(es): Santos, Lucas Mardio Teixeira
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Finanças pessoais
Investimentos - perfil de investidores
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: 18-Jun-2018
Data de publicação: 3-Out-2020
Referência: SANTOS, Lucas Mardio Teixeira. Perfil do investidor: uma análise comparativa com alunos de semestres iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da UnB. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O perfil do investidor é uma classificação atribuída a investidores que objetiva classifica-los, principalmente com base em sua propensão ao risco, em conservador, moderado ou arrojado. O objetivo principal desse estudo é verificar o perfil de investidor dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília se utilizando de uma análise comparativa entre alunos de semestres iniciais e finais do curso. Além disso, a definição dos investimentos preferidos e a ocorrência de vieses comportamentais, entre os alunos, também são pontos importantes deste trabalho. Essa pesquisa foi concretizada por meio de questionários aplicados em sala de aula, em disciplinas iniciais e finais do curso, abordando os aspectos sociais e a caracterização do perfil de investidor dos respondentes, contando tanto com questões teóricas como com questões que simulam situações reais de investimento, afim de alcançar maior veracidade nas respostas. Dessa forma, demonstrou-se que a maior parte dos alunos (60%) possui um perfil de investidor classificado como moderado e outra parte considerável possui perfil conservador (31%), de modo que o perfil arrojado (9%) foi o menos observado, não sendo constatada uma mudança significativa de comportamento ou perfil entre os alunos de semestres iniciais e finais. O estudo evidenciou, analisando o padrão de respostas de algumas questões específicas, que existe uma forte tendência de aversão ao risco, resultando em investidores mais conservadores, bem como um comportamento chamado de aversão aos extremos, que justifica a predominância do perfil moderado nos resultados do questionário. Ao se analisar a preferência dos diferentes investimentos disponíveis no mercado, percebeu-se o predomínio, da poupança, tanto nas aplicações atuais quanto nas pretensões de investimentos futuros dos alunos abordados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.