Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santana, Grazielle Tatiane | - |
dc.contributor.author | Porto, Yohana Souza | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Yohana Souza. Planejamento tributário agressivo e a transparência corporativa no Brasil: uma comparação entre empresas listadas BM&FBovespa. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado
em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Transparência Corporativa das empresas e o Planejamento Tributário Agressivo (elisão
fiscal), são assuntos recentemente abordados, devido aos interesses dos usuários dessas
informações. Porém no Brasil não foram encontrados estudos que verificaram a associação
entre esses temas. O objetivo desta pesquisa é identificar se as empresas com um planejamento
tributário agressivo são menos transparentes. Utilizou-se a Effective Tax Rate (ETR) para
mensuração de elisão fiscal, como ferramenta de planejamento tributário agressivo, em dois
grupos comparativos: empresas que ganharam ou empresas que não ganharam o prêmio Troféu
Transparência realizado anualmente pela ANEFAC. Com base em uma amostra de 165
observações, composta por empresas listadas na BM&FBOVESPA, com dados coletados do
período de 2009 a 2017. Dessas empresas 79 ganharam o prêmio Troféu Transparência e 86
não ganharam. Os dados foram coletados através de consultas às demonstrações financeiras e
tratados para realização de análises estatísticas descritivas e teste de hipótese. A pesquisa
apresentou um resultado onde a hipótese nula não foi rejeitada, evidenciando que não há
diferenças significantes entre empresas que ganharam ou não o troféu. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Elisão fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento tributário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transparência fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança corporativa | pt_BR |
dc.title | Planejamento tributário agressivo e a transparência corporativa no Brasil : uma comparação entre empresas listadas BM&FBovespa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-03T12:56:52Z | - |
dc.date.available | 2020-10-03T12:56:52Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25584 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Corporate Transparency and Aggressive Tax Planning (tax avoidance) are issues recently
addressed, due to the interests of users of this information. However in Brazil no studies were
found that verified the association between these themes. The purpose of this research is to
identify whether companies with aggressive tax planning are less transparent. The Effective
Tax Rate (ETR) was used to measure tax avoidance, as an aggressive tax planning tool, in two
comparative groups: companies that won or companies that did not win the Troféu
Transparência prize annually performed by ANEFAC. Based on a sample of 165 observations,
made up of companies listed on the BM & FBOVESPA, with data collected from the period
2009 to 2017. Of these companies, 79 won the Troféu Transparência prize and 86 did not win.
The data were collected through consultations with the financial statements and treated for
descriptive statistical analysis and hypothesis testing. The research presented a result where the
null hypothesis was not rejected, evidenced that there are no significant differences between
companies that won the trophy or not. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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