Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RenanHiroshiKuba_tcc.pdf545,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Remuneração do profissional contábil : um estudo sobre o perfil da remuneração do contador com atuação no setor público e no setor privado
Autor(es): Kuba, Renan Hiroshi
Orientador(es): Gonçalves, Andréa de Oliveira
Assunto: Profissionais - honorários
Salários
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 13-Jun-2018
Data de publicação: 2-Out-2020
Referência: KUBA, Renan Hiroshi. Remuneração do profissional contábil: um estudo sobre o perfil da remuneração do contador com atuação no setor público e no setor privado. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O atuante da profissão contábil pode ingressar tanto no setor público, quanto no setor privado. Há diversos fatores que influenciam para a escolha deste profissional e um deles é a remuneração. Tendo dito isso, esse estudo procurou analisar a discrepância da remuneração dos profissionais contábeis do setor público e no setor privado. Para alcançar os objetivos, foi realizado uma análise exploratória de dados sobre 2 fatores que determinam a remuneração tanto nos dois setores: cargo e experiência. A técnica de coleta de dados utilizada foi a pesquisa documental que envolveu dados retirados dos concursos públicos entre os anos de 2000 a 2017 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, dados salariais fornecidos pela agência de recrutamento e seleção Robert Half e pela revista Exame. A análise de dados ocorreu por meio de análise documental e análises de medidas de tendência central. Como resultado, constatou-se que o nível hierárquico afeta positivamente a remuneração nos dois setores, enquanto a experiência profissional afeta significativamente na remuneração do setor privado. Conclui-se que a atribuição dos cargos institui o nível hierárquico e é a fonte para desenvolvimentos de critérios e técnicas de remuneração, e que a experiência quanto ao setor público é irrelevante, visto que o ingresso é realizado por meio de concurso público ou cargo em comissão, porém, em relação ao setor privado, ela se torna uma variável expressiva devido a fatores como a indisposição do contratante em querer investir em treinamento e o fato de lhe tornar-se mais produtivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.