Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioMilhomemDaSilva_tcc.pdf691,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do conceito e avaliação da pessoa com deficiência na previdência social no período de 1950 a 2013
Autor(es): Silva, Caio Milhomem da
Orientador(es): Pereira, Lívia Barbosa
Assunto: Previdência social
Pessoas com deficiência
Política de Assistência Social
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 1-Out-2020
Referência: SILVA, Caio Milhomem da. Análise do conceito e avaliação da pessoa com deficiência na previdência social no período de 1950 a 2013. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço social)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse estudo tem como objetivo fazer uma análise histórica da compreensão (conceito) e avaliação da deficiência na política de previdência social , entendendo que um determina o outro. Para análise, foram levantadas as principais legislações da previdência social entre 1950 a 2013. A escolha desse período se deu para observarmos como as concepções de deficiência influenciaram na formulação das políticas sociais para proteção às pessoas com deficiência no Brasil, no período pré e pós-constituinte, tendo como referência período de 1950 com inicio das unificação das caixas e aposentadorias e 2013 por conta da lei complementar 142. Com a análise das legislações pode-se perceber a uma compreensão unilateral, médica, no debate sobre a questão da deficiência da política de previdência, podemos perceber isso com os termos incapacidade e invalidez, mas sempre voltados para o trabalho, colocando o debate da deficiência como algo individual e ligado a funcionalidade do sistema produtivo capitalista. Apesar de que na década de 1970 houve benefícios gerenciados pela previdência-assistência, o debate sobre a deficiência era restrito a capacidade ou a falta dela para o trabalho. No debate pós-constituição identificamos que o movimento de evolução do conceito e avaliação da pessoa com deficiência é fruto de uma forte articulação desses sujeitos reivindicando seus direitos, estando na arena pública e disputando os espaços políticos, também nota-se novos termos para se pensar a deficiência, comopessoas portadoras de deficiência, deficiente e algumas legislações retomam os termos invalidez e incapacidade. Pode-se identificar que pós-constituição o debate sobre a deficiência toma uma maior amplitude, colocando-o em um patamar de sujeitos de direitos e compreendendo a deficiência na relação sujeito e sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.