Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Ailta Barros de | - |
dc.contributor.author | Dias, Emilly Alamino | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Emilly Alamino. Política de acolhimento institucional para crianças e adolescentes com deficiência intelectual no Distrito Federal: a atuação do terceiro setor. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar a forma de atuação das
instituições de acolhimento institucional para crianças e adolescentes com deficiência
intelectual no Distrito Federal, principalmente aquelas de caráter “privado, porém público” -
para usar a expressão de Rubem César Fernandes -, quando se refere ao Terceiro Setor.
Estaremos tratando, donde, de instituições compondo o amplo espectro das chamadas
Organizações Não Governamentais – ONGs. O estudo apresenta uma análise histórica do
surgimento do Terceiro Setor na América Latina, dando maior ênfase ao seu surgimento no
Brasil. Questiona-se o papel da família, da sociedade civil e do Estado, tendo em vista que
este último, desde os anos 1980, e especialmente a partir dos anos 1990, apresenta forte
tendência a transferir a responsabilidade de proteção social dos indivíduos para esse setor, sob
argumentos os mais diversos, dentre os quais se destaca aquele que trata da participação da
sociedade civil como o espaço privilegiado da e para a realização da cidadania. Outra questão
importante abordada no presente estudo relaciona-se à construção do papel do Estado
brasileiro na proteção à infância e à adolescência, levando em consideração suas contradições
para em seguida discutirmos o papel do terceiro setor no acolhimento institucional de crianças
e adolescentes, principalmente no que diz respeito às crianças e aos adolescentes com
deficiência intelectual. Por fim, o estudo busca analisar como é a atuação cotidiana de uma
instituição de acolhimento para crianças e adolescentes com deficiência intelectual no Distrito
Federal e ainda procura analisar a prática do assistente social nesse âmbito. Para melhor
compreensão da realidade e estruturação do presente trabalho foi realizada pesquisa
exploratória qualitativa descritiva além de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
Desta forma, foram realizadas análises de documentos, legislações, regulamentações, decretos
e bibliografia pertinente ao tema. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com 2 (duas) assistentes sociais que atuam nas instituições adotadas como parâmetro para a
análise. Verificou-se que no Distrito Federal existem apenas duas instituições que oferecem o
serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
Espera-se que o presente estudo traga uma colaboração efetiva ao desvelamento do terceiro
setor e seus amplos espectros de atuação, trazendo à tona a sua contribuição, suas vicissitudes
e os paradoxos que o perpassam nas suas relações com a implementação de políticas públicas
e oferta de serviços socioassistenciais. Espera-se também que tema tratado passe a ter maior
visibilidade, do mesmo modo que esperamos que as informações apresentadas possam
oferecer subsídios a estudantes, profissionais e demais sujeitos profissionais que atuam no
âmbito do acolhimento para crianças e adolescentes com deficiência intelectual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acolhimento institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - assistência em instituições | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terceiro setor | pt_BR |
dc.title | Política de acolhimento institucional para crianças e adolescentes com deficiência intelectual no Distrito Federal : a atuação do terceiro setor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-01T19:59:59Z | - |
dc.date.available | 2020-10-01T19:59:59Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25561 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present undergraduate final project aims to understand the way of institutional institutions
for children and adolescents with intellectual disabilities operations in the Federal District,
especially those of a "private but public" character- to use the expression of Rubem César
Fernandes -, when referring to the Third Sector. We will be dealing with institutions
composing the broad spectrum of so-called Non-Governmental Organizations - NGOs. The
study presents a historical analysis about the emergence of the Third Sector in Latin America,
giving greater emphasis to its emergence in Brazil. The role of the family, civil society and
the State is questioned, given that the latter, since the 1980s, and especially since the 1990s,
has a strong tendency to transfer the responsibility of social protection of individuals to this
sector under the most diverse arguments, among which stands out the one that deals with the
participation of civil society as the privileged space of and for the realization of citizenship.
Another important issue addressed in this study is the construction of the role of the Brazilian
State in the protection of children and adolescents taking into account their contradictions and
then discuss the role of the third sector in the institutional reception of children and
adolescents especially with regard to children and adolescents with intellectual disabilities.
The study seeks to analyze how the daily performance of a shelter institution for children and
adolescents with intellectual disabilities in the Federal District is still and still seeks to analyze
the practice of the social worker in this field. Lastly, the study seeks to analyze how is the
daily performance of a reception institution for children and adolescents with intellectual
disability in the Federal District, and still seeks to analyze the practice of the social worker in
this area. For a better understanding of the reality and structuring of the present undergraduate
final project, an exploratory qualitative descriptive documental research was carried out. In
this way, analyzes of documents, legislation, regulations, decrees and bibliographies were
carried out. In addition, semi-structured interviews were conducted with 2 (two) social
workers who work in this area. It is hoped that the present study will bring an effective
collaboration to the unveiling of the third sector and its broad spectra of action, bringing to
light its contribution, its vicissitudes and the paradoxes that permeate it in its relations with
the implementation of public policies and supply of social assistance services. It is also
expected that the topic will become more visible, in the same way that we hope that the
information presented can offer subsidies to students, professionals and other professionals
who work in the field of reception for children and adolescents with intellectual disabilities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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