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Título: | Efeito priming na contabilidade |
Autor(es): | Ribeiro, Letícia Gama |
Orientador(es): | Silva, César Augusto Tibúrcio |
Assunto: | Tomada de decisão Finanças comportamentais |
Data de apresentação: | 21-Nov-2018 |
Data de publicação: | 23-Set-2020 |
Referência: | RIBEIRO, Letícia Gama. Efeito priming na contabilidade. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi verificar se o efeito priming tem influência na tomada de decisões
dos indivíduos em análises econômico-financeiras. O efeito priming ocorre quando um
estímulo inicial exposto (o “prime”) influencia a percepção das pessoas sobre a informação
subsequente apresentada. Para verificar isso, foram elaborados 3 tipos de questionários com
demonstrações contábeis idênticas de uma empresa fictícia. A diferença entre eles era que, no
questionário A foi inserido um prime no começo do relatório de administração afirmando que
o ano de 2017 tinha sido excelente para os negócios da empresa. No questionário B esse mesmo
prime foi inserido ao final do relatório, para captar se o local de inserção do estímulo também
afeta na análise do desempenho pelos usuários da informação. O questionário C era imparcial,
ou seja, não tinha estímulo nenhum no relatório. A amostra da pesquisa foi formada pelas
respostas de 119 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Os
resultados encontrados apontam que, no caso desta amostra, o priming teve o efeito contrário
ao que se propõe. Os alunos que não recebiam o estímulo positivo sobre a empresa foram os
que mais bem avaliaram-na. O questionário C teve notas maiores do que os outros dois. Uma
possível explicação é que ao colocar a frase positiva, ela tenha gerado desconfiança nos
respondentes, abaixando a avaliação feita pelos respondentes sobre a empresa. Estes resultados
não corroboraram com os estudos de efeito priming já realizados por outros autores. No entanto,
corrobora com a teoria das finanças comportamentais, ao comprovar que os indivíduos não
utilizam de uma racionalidade perfeita no processo de tomada de decisões, mesmo que o efeito
encontrado tenha sido o contrário do esperado. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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