Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KatianaGuimaraesCorrea_tcc.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de Informação de Custos : aplicação da metodologia da UnB no Tribunal Superior do Trabalho
Autor(es): Corrêa, Katiana Guimarães
Orientador(es): Dantas, José Marilson Martins
Assunto: Contabilidade de custo
Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Gestão de custos
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 23-Set-2020
Referência: CORRÊA, Katiana Guimarães. Sistema de Informação de Custos : aplicação da metodologia da UnB no Tribunal Superior do Trabalho. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A evolução dos estudos na área de custos aplicados ao setor público no Brasil trouxe à tona a carência de controle por parte do governo federal de seus dispêndios. Isso revelou a falta de um sistema de custos eficiente que seja capaz de gerar relatórios gerenciais. A situação do país em relação aos recursos públicos é sensível devido à má gestão e à escassez de recursos públicos. Se torna assim, imprescindível a divulgação de relatórios que atendam aos dispositivos legais acerca da transparência. Diante desse cenário, este trabalho se propõe a avaliar uma alternativa de sistema de informações de custos a ser utilizado pelo Tribunal Superior do Trabalho. O sistema avaliado é um software resultante de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade de Brasília denominado SICGESP – Infrasig de Informação e Gestão de Custos. Utilizando um estudo de caso, realizou-se uma aplicação dos custos do Tribunal Superior do Trabalho com o SICGESP referentes a um mês. Para que esta aplicação fosse possível, dados internos do TST foram coletados para servir de insumo à geração do relatório proposto pelo SICGESP. Além disso, uma entrevista foi realizada para compreender em que aspectos o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC, que está em fase de implementação no Tribunal, atende às necessidades do TST atualmente. Os resultados da pesquisa mostram que, em geral, o SICGESP é capaz de apresentar relatórios satisfatórios que atendem às necessidades de informação, transparência na gestão de custos e tomada de decisão no TST.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.