Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WeslleyDeSouzaBarbosa_tcc.pdf3,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparativo das técnicas de imagem aplicadas às enfermidades gastrointestinais, hepatobiliares e pancreáticas em cães e gatos : revisão de literatura
Outros títulos: Comparison of gastrointestinal, hepatobilliary and pancreatic imaging techniques for dogs and cats diseases : a literature review
Autor(es): Barbosa, Weslley de Souza
Orientador(es): Costa Júnior, Jair Duarte da
Assunto: Animais - doenças
Intestinos - doenças - animais
Sistema gastrointestinal - animais
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 10-Set-2020
Referência: BARBOSA, Weslley de Souza. Comparativo das técnicas de imagem aplicadas às enfermidades gastrointestinais, hepatobiliares e pancreáticas em cães e gatos: revisão de literatura. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O sistema digestório, por ser um sistema diversificado com estruturas e funções diversas para a captação, digestão e absorção de nutrientes, apresenta também afecções diversas, indo de corpos estranhos a processos neoplásicos. Como método auxiliar no esclarecimento de enfermidades desse sistema, o diagnóstico por imagem se mostra de grande utilidade, com métodos de imagem diversificados, como a radiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Esses métodos possuem suas vantagens e desvantagens com aplicação de mais de uma delas para um mesmo órgão, de modo que o conhecimento de suas indicações quanto a sensibilidade para enfermidades específicas é de grande ajuda na escolha da técnica. Com isso, esse trabalho visa comparar a sensibilidade das técnicas de imagem, com base na literatura, para enfermidades do trato gastrointestinal, hepatobiliar e pancreático.
Abstract: The digestive system, being a diversified system in the matter of structures and diverse functions for nutrients capitation, digestion and absorption, also presents diverse affections, going from foreign bodies to neoplastic processes. As an auxiliary method on this system diseases diagnosis, the imaging techniques shows as a handy tool with various methods, such as radiography, ultrasonography, endoscopy, computed tomography and magnetic resonance imaging. Those methods though, have some advantages and disadvantages when more than one type can be applied at the same organ, so knowing their indications regarding the sensibility for specific disease it's a huge help in the techniques choice. Therefore, the present work aims to compare gastrointestinal, hepatobilliary and pancreatic imaging techniques sensibilities for dogs and cats diseases.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.