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Título: A arteterapia como expressão e suporte de sentimentos de crianças e adolescentes sob tratamento oncológico
Autor(es): Callai, Vanessa de Sousa
Orientador(es): Torres, Ana Cláudia Afonso Valladares
Assunto: Arteterapia
Crianças e adolescentes
Enfermagem pediátrica
Câncer
Câncer - tratamento
Data de apresentação: 22-Nov-2018
Data de publicação: 5-Set-2020
Referência: CALLAI, Vanessa de Sousa. A arteterapia como expressão e suporte de sentimentos de crianças e adolescentes sob tratamento oncológico. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Arteterapia, além de uma forma de expressão é um recurso terapêutico que cria possibilidades de crianças lidarem com as rotinas hospitalares mais facilmente. O objetivo geral do estudo tratou de averiguar a efetividade e a viabilidade das intervenções de Arteterapia como expressão e suporte de sentimentos do público infanto-juvenil oncológico. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória desenvolveu-se quatro intervenções de Arteterapia com base nos sentimentos: medo, dor, tristeza e saudade. Participaram do estudo cinco crianças/adolescentes de ambos os sexos entre seis e doze anos abrigadas em uma Casa de Apoio ao público infantojuvenil com câncer do Distrito Federal. Todas as atividades de Arteterapia despertaram o interesse dos participantes, ainda que houvesse oscilação durante o processo arteterapêutico em que ocorreram momentos de distração, agitação e ansiedade. Este estudo contribui com a reflexão sobre as atividades de arteterapia como práticas sistemáticas de cuidados em enfermagem pediátrica no contexto da oncologia.
Abstract: Art Therapy, beyond a form of expression, is a therapeutic resource that creates possibilities for children to deal with hospital routines more easily. The general objective of the study was to investigate the effectiveness and feasibility of art therapy interventions as an expression and support of the feelings from child oncology patients. Through a qualitative, descriptive and exploratory study, four art therapy interventions were developed based on the feelings: fear, pain, sadness and the feeling of missing someone or something. Five children/ adolescents of both sexes, between six and twelve years of age, from a support house for children and adolescents with cancer in the Federal District participated in the study. All art therapy activities aroused the participants interest, although some oscillations happened during the art therapy process, with moments of distraction, agitation and anxiety. This study contributes to the reflection on the art therapy activities as systematic practices of pediatric nursing care in the context of oncology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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