Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PaolaCostaCarvalho_tcc.pdf625,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Readmissões não programadas na perspectiva da Teoria da Incerteza de Mishel
Autor(es): Carvalho, Paola Costa
Orientador(es): Volpe, Cris Renata Grou
Assunto: Enfermagem
Famílias de doentes
Crianças hospitalizadas
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 4-Set-2020
Referência: CARVALHO, Paola Costa. Readmissões não programadas na perspectiva da Teoria da Incerteza de Mishel. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: avaliar a incerteza na doença na perspectiva do familiar de criança readmitida à luz da Teoria de Merle Mishel. Método: estudo exploratório e descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa, realizado em unidade de internação pediátrica de hospital público do Distrito Federal, com uso de questionário socioeconômico, clínico e a escala de incerteza de Mishel. Resultados: majoritariamente, os participantes apontaram que a criança tem dias bons e ruins (70%), não consideram o diagnóstico como sendo definitivo (69,9%), não podem fazer planos para o futuro (63,3%), não sabem o que acontecerá com a criança (63,3%) e reconhecem o risco de descoberta de novas implicações (60%). A escala total obteve Alpha de Cronbach de 0,725, sendo o domínio Ambiguidade o de maior relevância em incerteza. Conclusão: A incerteza manifestou-se no domínio Ambiguidade, refletindo dificuldade na projeção de futuro e possível conflito entre expectativa e realidade frente ao quadro clínico e prognóstico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.