Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GeraldoAzevedoMeloFilho.pdf613,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Licitações e gerenciamento de aquisições : o projeto de ampliação da frota e modernização da sinalização no Metrô-DF
Autor(es): Melo Filho, Geraldo Azevedo
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Gerenciamento de serviços
Empresas públicas
Licitação pública
Metrô - Distrito Federal (Brasil)
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: MELO FILHO, Geraldo Azevedo. Licitações e gerenciamento de aquisições : o projeto de ampliação da frota e modernização da sinalização no Metrô-DF. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho, sob a forma de estudo de caso único, tem como objeto o contrato de aquisição de trens e modernização da sinalização de tráfego do Metrô-DF. Este tipo de sistema de transporte é caracterizado pelo alto investimento na sua execução, assim como pela sua capacidade de atualização tecnológica, conferindo longevidade em sua utilização. Os objetivos principais são conhecer os processos organizacionais e métodos voltados para a aquisição de bens e serviços específicos da atividade da empresa, assim como verificar seu alinhamento com as práticas de gerenciamento de projetos. Para atingir os objetivos, buscou-se identificar a legislação sobre licitação, tendo em vista ser o Metrô-DF uma empresa pública. Foi realizada também uma revisão da literatura sobre gerenciamento de projetos, com foco especial na metodologia proposta pelo Project Institute Management. Os dados foram coletados de três formas distintas: análise documental do processo administrativo do contrato, observação participativa e entrevistas semi-estruturadas. A análise documental e a observação participativa permitiram caracterizar a estrutura organizacional e normativa da empresa, bem como a descrição da gestão do contrato do ponto de vista do processo administrativo; a entrevista semiestruturada aprofundou o conhecimento de processos e dificuldades encontradas pelos profissionais envolvidos. Os dados coletados permitem conhecer a estrutura da empresa e seus processos voltados para a gestão do referido contrato, assim como as deficiências relacionadas com sua gestão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons