Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RodrigoVieiraDoNascimento_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRosa, Luisa Günther-
dc.contributor.advisorSilva, Cayo Vinicius Honorato da-
dc.contributor.authorNascimento, Rodrigo Vieira do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rodrigo Vieira do. O ensino das artes na ressocialização. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute a relevância do ensino de artes no contexto de uma escola prisional no Brasil. Por meio de um rápido histórico sobre a penalogia moderna e como se aplica a educação nos presídios brasileiros, buscamos entender melhor como como é a escola prisional e quem são os alunos desta escola e quais são os desafios para se alcançar seu papel ressocializador. Através de revisão teórica e uma atividade realizada dentro da Penitenciária do Distrito Federal, percebemos quão distante estamos de cumprir o papel ressocializador e quantos desafios o professor de uma escola prisional enfrenta, mas percebemos que o ensino de artes pode ser uma importante ferramenta de ressocialização neste processo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino prisionalpt_BR
dc.subject.keywordReintegração socialpt_BR
dc.subject.keywordPrisioneiros e prisõespt_BR
dc.titleO ensino das artes na ressocializaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-24T23:22:28Z-
dc.date.available2020-08-24T23:22:28Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25462-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph discusses the relevance of the teaching of arts in the context of a prison school in Brazil. Through a rapid history on modern penalogy and how education in Brazilian prisons applies, we seek to better understand how the prison school is, who are the students of this school are and what the challenges are in order to achieve their resocializing role. Through a theoretical review and an activity carried out within the Penitentiary of the Federal District, we perceive how far we are from fulfilling the resocializing role and how many challenges the teacher of a prison school faces, but we realize that the teaching of arts can be an important tool of resocialization in this process.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons