Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rosa, Luisa Günther | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Cayo Vinicius Honorato da | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Rodrigo Vieira do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rodrigo Vieira do. O ensino das artes na ressocialização. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute a relevância do ensino de artes no contexto de uma escola prisional no Brasil. Por meio de um rápido histórico sobre a penalogia moderna e como se aplica a educação nos presídios brasileiros, buscamos entender melhor como como é a escola prisional e quem são os alunos desta escola e quais são os desafios para se alcançar seu papel ressocializador. Através de revisão teórica e uma atividade realizada dentro da Penitenciária do Distrito Federal, percebemos quão distante estamos de cumprir o papel ressocializador e quantos desafios o professor de uma escola prisional enfrenta, mas percebemos que o ensino de artes pode ser uma importante ferramenta de ressocialização neste processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino prisional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reintegração social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prisioneiros e prisões | pt_BR |
dc.title | O ensino das artes na ressocialização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T23:22:28Z | - |
dc.date.available | 2020-08-24T23:22:28Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25462 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph discusses the relevance of the teaching of arts in the context of a prison school in Brazil. Through a rapid history on modern penalogy and how education in Brazilian prisons applies, we seek to better understand how the prison school is, who are the students of this school are and what the challenges are in order to achieve their resocializing role. Through a theoretical review and an activity carried out within the Penitentiary of the Federal District, we perceive how far we are from fulfilling the resocializing role and how many challenges the teacher of a prison school faces, but we realize that the teaching of arts can be an important tool of resocialization in this process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
|