Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FernandodeOliveiraHessel.pdf623,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de desenvolvimento local e o uso do banco público como instrumento de gestão : um estudo de caso sobre a atuação do BRB - Banco de Brasília
Autor(es): Hessel, Fernando de Oliveira
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Desenvolvimento regional
Bancos
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: HESSEL, Fernando de Oliveira. Gestão de desenvolvimento local e o uso do banco público como instrumento de gestão: um estudo de caso sobre a atuação do BRB - Banco de Brasília. 2011. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O desenvolvimento local não deve ser apenas pensado com uma lógica econômica, mas sim sócio-econômica, pois deve sempre considerar também o problema da necessidade da geração de emprego e renda. O Estado deve ser o impulsor da capacidade produtiva, com a aplicação de políticas públicas orientadas a fortalecer a capacidade produtiva em setores de maior prioridade para o fomento do desenvolvimento. Esta pesquisa objetivou analisar em que medida o BRB, como banco público pertencente ao Governo do Distrito Federal, tem contribuído para o desenvolvimento sócio-econômico local. Baseou-se a partir do referencial teórico a respeito de desenvolvimento local, instrumentos de gestão e participação do Estado na economia, permeando a enumeração, quantificação e classificação dos programas federais e distritais de desenvolvimento social e econômico, além de linhas de financiamento para investimento e geração de emprego. Por fim, analisou-se o BRB nestes dados coletados com foco em levantar seu aspecto de instrumento de gestão do governo local, seja ele como participante ativo de linhas de financiamento específicas ou como agente financeiro e de atendimento direto à população atendida por programas sociais de distribuição de renda.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons