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Título: Projeto de gestão de processos na INFRAERO
Autor(es): Rodrigues, Anne Elise Rabelo
Orientador(es): Freitas, Wildston Silva de
Assunto: Gestão de processos
Organizações públicas
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: RODRIGUES, Anne Elise Rabelo. Projeto de gestão de processos na INFRAERO. 2010. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: A Gestão de Processos trata-se de um conjunto de atividades relacionadas aos processos organizacionais, que envolve o levantamento da situação atual; a implantação de soluções dos problemas encontrados, eliminando atividades que não agregam valor; o monitoramento e melhoria contínua dos processos. Caso a Gestão de Processos seja bem desenvolvida e aplicada, priorizando-se o mapeamento dos processos críticos, obtêm-se mais eficiência e eficácia no atingimento do planejamento estratégico da organização e no atendimento das necessidades do cliente, que no caso de organizações públicas trata-se do “cidadão-cliente”. Esse trabalho é um estudo de caso realizado na empresa pública, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – INFRAERO. Teve o objetivo de verificar a situação atual e perspectivas futuras do Projeto de Gestão de Processos de Negócios dessa organização. Serve como um comparativo para a implantação da Gestão de Processos em outras organizações públicas. Esse trabalho abordou especificamente os temas: Metodologia de implantação da Gestão de Processos e de Mapeamento e modelagem de processos; possibilidade de adaptação no arranjo organizacional visando maior eficiência da Gestão de Processos; ações de Gestão da mudança para minimizar as resistências ao projeto; possibilidade de implantação das ferramentas e sistemas tecnológicos de suporte à Gestão de Processos e melhoria contínua. A Infraero iniciou o mapeamento dos processos em 2008, mas precisou paralisar essas atividades para desenvolver uma metodologia de Gestão de Processos mais consistente, mudando o entendimento a respeito dos processos críticos. O projeto de Gestão de Processos da Infraero será implantado como um projeto-piloto em uma Regional, para posteriormente ser melhorado e difundido para toda a organização. Ainda há muitas etapas que precisam ser desenvolvidas. Para um melhor desempenho, a Infraero futuramente pretende desenvolver ações de Gestão da Mudança e o aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas que dão suporte aos processos. A princípio a organização não visualiza a possibilidade de adaptações na estrutura organizacional, mas esse é também um fator importante para uma maior efetividade na Gestão de Processos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2544
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