Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CaioCezarMoreiraMachado_tcc.pdf877,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da mobilização à euforia : um panorama do Brasil nas copas do mundo de 1930 à 1970
Autor(es): Machado, Caio Cezar Moreira
Orientador(es): Nascimento, Paulo César
Assunto: Futebol
Esportes e Estado
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 22-Ago-2020
Referência: MACHADO, Caio Cezar Moreira. Da mobilização à euforia: um panorama do Brasil nas copas do mundo de 1930 à 1970. 2018. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O futebol é reconhecidamente um elemento significativo na cultura popular brasileira, produzindo marcas e percepções na sociedade a partir de suas características e resultados. Por assim o ser, algumas literaturas se propõem a analisar o impacto do esporte no cotidiano social e político brasileiro, notadamente a partir dos resultados do selecionado nacional. A ideia central deste trabalho é expor, a partir da revisão da literatura, um panorama do desempenho da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1930 à 1970 e perceber o envolvimento do governo com o esporte, na tentativa de capitalizar a mobilização social em torno do discurso de unidade nacional. A literatura aponta, então, que ao se perceber o impacto do futebol sobre as massas, sobretudo como um símbolo de unificação, os governantes se esmeram na tentativa cooptar de esse sentimento para a legitimação e manutenção de seus mandatos.
Abstract: The soccer is recognized as a significant element in Brazilian popular culture. From its characteristics and results, it makes different marks and perceptions in society. By this reason, some literatures analyze the sport impact on everyday life in Brazil considering the social and politic perspectives. The goal of this work is exposing a panorama of Brazilian performance of its national team since 1930 FIFA World Cup Uruguay to 1970 FIFA World Cup Mexico. Furthermore, it intends to evaluate the involvement between government and soccer with the expectation to correlate the social mobilization around the unity of nationalist discourse. Accordingly, the literature stands out that main politicians seek to legitimize and maintain their mandates using the soccer impact on large masses of people as unification symbol.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.