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Título: Expansão da educação superior e democratização do acesso : análise do REUNI na Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Miriam de Castro França e
Orientador(es): Ollaik, Leila Giandoni
Assunto: Políticas públicas educacionais
Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 20-Ago-2020
Referência: SILVA, Miriam de Castro França e. Expansão da educação superior e democratização do acesso: análise do REUNI na Universidade de Brasília. 2018. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nas últimas décadas a educação sofreu grandes transformações no Brasil. Na educação superior, a expansão das instituições de ensino, públicas e privadas, e o crescente aumento do número de vagas, são decorrentes de programas educacionais implantados pelas políticas públicas da educação superior, de abrangência nacional. Essa nova realidade, caracterizada pela existência de programas sociais diversos, criou condições para que estudantes até então sem perspectiva de graduação pudessem ter acesso à educação superior. O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI é uma política pública que foi implementada para proporcionar a expansão do acesso, a melhoria da estrutura física e dos recursos humanos às instituições federais de ensino superior. Este trabalho procura discutir e analisar não somente a expansão do acesso, tendo por referênciao REUNI, mas também avaliar se houve uma mudança do perfil dos ingressantes na universidade. A Universidade de Brasília foi a instituição escolhida para verificar a democratização do acesso ao ensino superior. Com o intuito de investigar se a expansão do sistema foi suficiente para quebrar os “velhos” padrões socialmente estruturados de desigualdade foram selecionadas as seguintes variáveis: Sexo, Cor/raça, Renda mensal familiar, Sistema de Ingresso e Origem escolar. A apresentação de resultados descritivos foi feita através de gráficos e tabelas, utilizando variáveis que compõem o perfil do alunado da UnB com os critérios de raça/cor e renda, e suas relações. Os resultados apontam para o impacto positivo do REUNI na mudança de perfil universitário, considerando os efeitos de todo o contexto nacional, variáveis econômicas, dinâmica social, nas quais os alunos e toda a sociedade estão inseridos.
Abstract: In recent decades, education has been changed mainly in Brazil. In higher education, the expansion of educational institutions, public and private, and the increasing number of vacancies were due to educational programs implemented by public policies of higher education nationwide. This new reality, characterized by the existence of various social programs, created conditions for the students without graduation perspective could have access to higher education. The Federal Universities Restructuring and Expansion Program (REUNI) is a public policy that has been implemented to provide access expansion, improvement of physical structure and human resources to federal institutions of higher education. This paper seeks to discuss and analyze not only the expansion of access, having as reference the REUNI, but also to evaluate if there was a change in the profile of the university students. The University of Brasília was the institution chosen to verify the democratization of access to higher education. In order to investigate whether the expansion of the system was enough to break the "old" socially structured patterns of inequality, the following variables were selected: Gender, Color / Race, Monthly Family Income, School Entry and School System. The presentation of descriptive results was done through graphs and tables, using variables that compose the profile of the student of UnB with the criteria of race / color and income, and their relations. The results point to the positive impact of REUNI on changing university profile, considering the effects of the whole national context, economic variables, social dynamics, in which students and the whole society are inserted.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.25426
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Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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